Topo
pesquisar
Em 15/03/2019 08h39, atualizado em 15/03/2019 08h39

Onde posso usar as notas do Enem 2019?

Enem

As notas do Enem 2019 poderão ser usadas para entrar em faculdades públicas e particulares com bolsa ou financiamento. Por Érica Caetano
Onde usar notas do Enem 2019
Onde usar notas do Enem 2019
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um jovem que completa este ano seus 21 anos e, desde que foi criado, passou por ajustes e alterações em suas provas. Atualmente, a nota que o estudante tira no Exame pode ser usada de muitas formas na educação brasileira. Mas você sabe onde pode usar a sua nota do Enem?

Se você pretende fazer o Enem 2019 e já concluiu ou está concluindo o Ensino Médio, descubra como sua nota pode ser usada para entrar em uma faculdade, conseguir bolsas de estudos ou até mesmo estudar em outro país. Confira:

    1. Estudar em universidade pública com o SiSU

É pelo Enem que a grande maioria dos estudantes poderão ingressar em uma instituição de ensino superior pública, já que são pelas suas notas e desempenho que será possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), uma plataforma totalmente digital que utiliza as notas do Exame para selecionar candidatos para as vagas gratuitas em cursos superiores. 

Saiba mais sobre o SiSU

O principal requisito para concorrer a uma vaga pelo SiSU é ter feito as provas do Enem 2019 sem zerar a redação. Após a divulgação do resultado do Enem 2019, o Ministério da Educação (MEC) abrirá as inscrições do SiSU 2020, provavelmente em janeiro do ano que vem. 

A inscrição no SiSU 2020 será feita com o número de inscrição do Enem 2019, CPF e a senha que você cadastrou para acessar suas notas. 

    2. Estudar em faculdade particular com bolsa de estudos

Fazendo o Enem 2019 é possível usar as notas obtidas para o ingresso também em instituições privadas, concorrendo bolsas de estudos que podem ser integrais (100% da mensalidade) e parciais (50%) com o Programa Universidade para Todos (ProUni) 2020.

Para concorrer às bolsas do ProUni 2020 é preciso atingir uma média de 450 pontos no Enem 2019 (notas das provas objetivas + redação). 

Entenda como usar o Enem no ProUni

Para conseguir a bolsa integral o candidato precisa ter renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família, enquanto o desconto parcial é para quem tem renda de até 3 salários mínimos por integrante da família.

    3. Financiar a faculdade

O participante do Enem 2019 também pode utilizar a sua nota das provas financiando as mensalidades do seu curso. Candidatos com média de 450 pontos no Enem (provas objetivas + redação) e que consigam pontuação acima de zero na redação podem se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). 

Veja como usar o Enem no Fies

O Fies utiliza as notas do Enem a partir de 2010. Além disso, o MEC define critérios de renda para cada modalidade de financiamento. Em 2018, o financiamento passou a contar com a modalidade sem juros, chamada só de Fies, enquanto a modalidade com juros passou a ser conhecida como Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    4. Substituir as provas de vestibular

Atualmente, a maioria das universidades utilizam o Enem como forma de ingresso por meio do SiSU. Contudo, ainda há instituições que usam o desempenho no Enem em substituição às provas do vestibular.

Em alguns casos em que ainda há o vestibular, o Enem também ajuda a aumentar a nota do estudante, como já aconteceu na USP e Unicamp. A forma de utilização, neste caso, pode variar de instituição para instituição. Na UFPA, por exemplo, as provas do Enem são critério único de seleção do Processo Seletivo (PS). Na Unifesp, é a primeira fase do Vestibular Misto. 

    5. Vagas remanescentes

Além das formas já citadas, muitas instituições que ainda realizam as provas tradicionais e até mesmo que ofertam vagas pelo SiSU aproveitam o Enem em Vestibulares para o preenchimento de vagas remanescentes.

    6. Estudar em Portugal

O Enem 2019 também possibilita que estudantes possam fazer uma universidade fora do Brasil. Isso porquê universidades e institutos portugueses têm firmado acordos com o Ministério da Educação para a utilização do Enem como forma de ingresso de brasileiros. 

Saiba como estudar em Portugal com a nota do Enem

O uso da nota do Enem em instituições portuguesas substitui os processos seletivos tradicionais de Portugal, no caso das universidades em que existe o acordo com o MEC. No entanto, o aproveitamento do Enem não dá direito a bolsas de estudos. 

    7. Estudar inglês

Estudantes de graduação e pós-graduação da rede privada de ensino superior também têm a opção de estudar outra língua, no caso inglês, desde que tenham feito as provas do Enem a partir de 2009 e tenham tirado no mínimo 600 pontos no total das provas.

Através do My English Online, do programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF), o estudante pode fazer cursos e testes de proficiência gratuitamente, graças a parceria estabelecida entre o MEC e universidades em todo o país.

Após a inscrição, feita via internet, é necessário fazer o Placement Test, que vai indicar o nível de proficiência do estudante e de quais turmas pode participar quando for lançada nova oferta de vagas nas instituições cadastradas. O teste é obrigatório para entrada e realização do curso.

Vamos se preparar para o Enem 2019?

Agora que você já sabe como e onde poderá usar sua nota do Enem 2019, que tal se preparar para as provas? Confira as datas do Enem 2019 e não perca tempo!

O Brasil Escola traz para você artigos, dicas, videoaulas, simulado e toda a cobertura sobre o Enem 2019. Nos acompanhe e fique ligado (a)! 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola