Rankings universitários podem lhe ajudar na sua decisão na hora de escolher o seu curso no exterior

Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com as amplas opções de universidades no exterior fica difícil decidir-se por um curso. Primeiro, você precisa escolher para qual país deseja ir. Depois, precisa achar as instituições que possuem cursos na sua área acadêmica. E então, vai procurar se informar quais as vantagens que estas faculdades e universidades têm a oferecer aos seus estudantes internacionais. 

Uma forma boa e bastante útil de encontrar informações sobre as melhores universidades internacionais é procurar por rankings sobre ensino superior. Encontre o seu curso no exterior no Hotcourses Brasil e utilize os rankings universitários para descobrir quais instituições oferecem as melhores oportunidades aos estudantes internacionais.

Como os rankings podem ser úteis para a sua escolha

Os rankings universitários classificam as melhores instituições do ensino superior. Estas classificações significam que centenas de universidades do mundo todo foram avaliadas com rigorosos critérios em diversas categorias - como qualidade dos cursos e dos profissionais, reputação das pesquisas acadêmicas, citações de trabalhos realizados pela universidade na imprensa mundial, inovação, reputação internacional, oportunidades de estágio, quantidade de estudantes de outros países, multiculturalismo, e muitos outros. Então, são classificadas de acordo com a nota geral que receberam. Os avaliadores são experts em educação superior, selecionados pelas organizações realizadoras de rankings, como a Times Higher Educantion (uma das maiores referências em rankings universitários).

A avaliação resulta no ranking final com as universidades que passaram em um pente fino, possuem alta qualidade de ensino, e ótimas oportunidades e ambiente estudantis. Por isso vale à pena escolher o seu curso no exterior usando estas listas como norteadoras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça alguns dos rankings universitários mais famosos e importantes mundialmente:

- Times Higher Education: a publicação do ranking das melhores universidades do mundo da THE virou um importante evento anual para a educação superior. As classificações feitas por esta revista têm enorme reputação internacional. Além do seu mais famoso ranking das Melhores Universidades do Mundo, a THE também realiza o ranking de Melhores Universidades do Mundo por Reputação, no qual as universidades são avaliadas por especialistas de vários países, e o seu mais recente Top 100 Under 50, com as instituições que se desenvolveram notoriamente em menos de 50 anos.

- The Times Good University Guide: publicado anualmente pelo jornal inglês The Times, este ranking lista as melhores universidades do Reino Unido, classificadas de acordo com os seus desempenhos em oito áreas. Você ainda pode checar todas as fontes de informações sobre as classificações nos sites HEFCE e HESA.

- Ranking Acadêmico de Universidades do Mundo (ARWU): com quase 10 anos de história, o ARWU tornou-se um dos rankings anuais mais esperados. Utiliza seis indicadores com método para classificar as universidades que aparecem nos rankings e analisa principalmente universidades com foco em pesquisas acadêmicas.

Além de rankings de melhores instituições do mundo, você pode procurar por alguns mais específicos. Existem vários deles, como as melhores universidades da Europa, as melhores Escolas de Business, as melhores universidades dos EUA (ou qualquer outro país), e muitas outras.

Por Brenda Bellani