Um novo ranking universitário idealizado e produzido pela revista inglesa Times Higher Education (THE) classificou as 100 melhores universidades internacionais com menos de 50 anos de existência, o Top 100 Under 50. Para criar a primeira versão desta classificação foram usados os mesmos critérios de avaliação do famoso e influente World University Ranking da THE: 13 fatores analisadores do desempenho de universidades do mundo todo – em ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e internacionalização.
O Reino Unido é a região que mais aparece no ranking: mais de 20 instituições britânicas com idade inferior a 50 estão entre as 100 melhores do mundo. Mas o resultado que mais impressionou com a publicação do Top 100 Under 50 é o da Austrália, representada por 14 universidades. A Ásia também teve um bom desempenho, com instituições da Singapura, Malásia e, inclusive, o primeiro lugar da Coréia do Sul.
“Esta inovadora lista mundial de instituições ‘under 50’ serve como um aviso claro às tradicionais elites americanas e britânicas de ensino superior e pesquisa acadêmica de que novas potências educacionais estão crescendo rapidamente”, explica Phil Baty, editor da Times Higher Education Rankings.
Leia a notícia completa no Hotcourses Brasil.
Veja os dez primeiros colocados do Top 100 Under 50:
1º – Pohang University of Science and Technology (Coréia do Sul)
2º – Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça)
3º – Hong Kong University of Science and Technology (China)
4º – The University of California, Irvine (EUA)
5º – Korea Advanced Institute of Science and Technology (Coréia do Sul)
6º – Université Pierre et Marie Curie (França)
7º – University of California, Santa Cruz (EUA)
8º – University of York (Reino Unido)
9º – Lancaster University (Reino Unido)
10º – University of East Anglia (Reino Unido)
As informações da Times Higher Education Top 100 Under 50 foram fornecidas pela Thomson Reuters.
Por Brenda Bellani