MIT, nos Estados Unidos, é a melhor universidade do mundo segundo o ranking QS 2015

Este é o 4º ano consecutivo que o Instituto de Tecnologia de Massachusetts conquista o 1º lugar da lista.
Por Hotcourses Brasil

No total, 82 países estão representados nesta edição do ranking.
No total, 82 países estão representados nesta edição do ranking.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O mais novo Ranking Universitário Mundial da QS coroou mais uma vez o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology), mais conhecido como MIT, como a melhor universidade do mundo. Este é o quarto ano consecutivo que a instituição conquista o primeiro lugar da lista. A Harvard subiu duas posições para ficar em segundo lugar, seguida pela Universidade de Cambridge, da Inglaterra, e a Universidade Stanford, nos EUA, empatadas em terceiro.

Esta é a 12ª edição do ranking anual da QS, que usa seis indicadores de desempenho para avaliar a reputação global das instituições, o impacto de suas pesquisas, suas equipes acadêmicas e a compleição internacional. Os indicadores são os seguintes: reputação acadêmica; reputação dos colaboradores; média entre professores e estudantes; citações por professor; média de professores internacionais; e média de estudantes internacionais.

A MIT assumiu a liderança em 2012 e a mantém desde então, anteriormente já ocupada pela Harvard e pela Cambridge. No Reino Unido, Londres continua com o título de melhor cidade universitária do mundo, com quatro instituições entre as 40 melhores do ranking QS de 2015. A Escola de Economia de Londres (London School of Economics ou LSE) subiu da 71ª para a 35ª posição este ano; a Kings College London ficou em 19ª, enquanto a University College London e a Imperial College London conseguiram um lugar no top 10, respectivamente em 7º e 8º lugar.

No total, 82 países estão representados nesta edição do ranking. Os países com o maior número de instituições entre as melhores são Estados Unidos (154), Reino Unido (71), Alemanha (43), França (41), Japão (38), Austrália (33), China (30), Canadá e Itália (ambos com 26).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Brasil

A Universidade de São Paulo (USP) foi a melhor classificada entre as universidades brasileiras no ranking, conseguindo o 143º lugar, apesar de ter caído 11 posições em relação ao ano passado. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em 195º lugar, mas conseguiu melhorar o desempenho de 2014 em, coincidentemente, 11 posições. Estes dois resultados fazem das duas universidades brasileiras a primeira e a segunda melhor instituição da América Latina no ranking QS de 2015.

Também aparecem na lista das 500 melhores do mundo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (323ª), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (na faixa 451-460), a Universidade Estadual de São Paulo (481-490), a Universidade de Brasília e a Universidade Federal de São Paulo (ambas na faixa 491-500).

No total, o Brasil tem 22 representantes no ranking.

Mudança na metodologia

A versão 2015-2016 do QS World University Rankings sofreu uma modificação na metodologia para melhorar a forma como as citações de pesquisas são avaliadas, com o intuito de neutralizar um viés em favor de universidades especializadas em ciências da vida e de melhor refletir as qualidades das instituições focadas em outras áreas.

As dez melhores universidades do mundo segundo o QS World University Rankings 2015-2016:

1) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – Estados Unidos
2) Universidade Harvard – Estados Unidos
3) Universidade de Cambridge – Reino Unido
4) Universidade Stanford – Estados Unidos
5) Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) – Estados Unidos
6) Universidade de Oxford – Reino Unido
7) University College London (UCL) – Reino Unido
8) Imperial College London – Reino Unido
9) ETH Zurique (Instituto de Tecnologia Federal Suíço) - Suíça
10)  Universidade de Chicago – Estados Unidos