Whatsapp
Em 18/09/2015 09h17 , atualizado em 12/05/2016 17h20

MIT, nos Estados Unidos, é a melhor universidade do mundo segundo o ranking QS 2015

Estudar no Exterior

Este é o 4º ano consecutivo que o Instituto de Tecnologia de Massachusetts conquista o 1º lugar da lista. Por Hotcourses Brasil
No total, 82 países estão representados nesta edição do ranking.
No total, 82 países estão representados nesta edição do ranking.
PUBLICIDADE

O mais novo Ranking Universitário Mundial da QS coroou mais uma vez o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology), mais conhecido como MIT, como a melhor universidade do mundo. Este é o quarto ano consecutivo que a instituição conquista o primeiro lugar da lista. A Harvard subiu duas posições para ficar em segundo lugar, seguida pela Universidade de Cambridge, da Inglaterra, e a Universidade Stanford, nos EUA, empatadas em terceiro.

Esta é a 12ª edição do ranking anual da QS, que usa seis indicadores de desempenho para avaliar a reputação global das instituições, o impacto de suas pesquisas, suas equipes acadêmicas e a compleição internacional. Os indicadores são os seguintes: reputação acadêmica; reputação dos colaboradores; média entre professores e estudantes; citações por professor; média de professores internacionais; e média de estudantes internacionais.

A MIT assumiu a liderança em 2012 e a mantém desde então, anteriormente já ocupada pela Harvard e pela Cambridge. No Reino Unido, Londres continua com o título de melhor cidade universitária do mundo, com quatro instituições entre as 40 melhores do ranking QS de 2015. A Escola de Economia de Londres (London School of Economics ou LSE) subiu da 71ª para a 35ª posição este ano; a Kings College London ficou em 19ª, enquanto a University College London e a Imperial College London conseguiram um lugar no top 10, respectivamente em 7º e 8º lugar.

No total, 82 países estão representados nesta edição do ranking. Os países com o maior número de instituições entre as melhores são Estados Unidos (154), Reino Unido (71), Alemanha (43), França (41), Japão (38), Austrália (33), China (30), Canadá e Itália (ambos com 26).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Brasil

A Universidade de São Paulo (USP) foi a melhor classificada entre as universidades brasileiras no ranking, conseguindo o 143º lugar, apesar de ter caído 11 posições em relação ao ano passado. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em 195º lugar, mas conseguiu melhorar o desempenho de 2014 em, coincidentemente, 11 posições. Estes dois resultados fazem das duas universidades brasileiras a primeira e a segunda melhor instituição da América Latina no ranking QS de 2015.

Também aparecem na lista das 500 melhores do mundo a Universidade Federal do Rio de Janeiro (323ª), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (na faixa 451-460), a Universidade Estadual de São Paulo (481-490), a Universidade de Brasília e a Universidade Federal de São Paulo (ambas na faixa 491-500).

No total, o Brasil tem 22 representantes no ranking.

Mudança na metodologia

A versão 2015-2016 do QS World University Rankings sofreu uma modificação na metodologia para melhorar a forma como as citações de pesquisas são avaliadas, com o intuito de neutralizar um viés em favor de universidades especializadas em ciências da vida e de melhor refletir as qualidades das instituições focadas em outras áreas.

As dez melhores universidades do mundo segundo o QS World University Rankings 2015-2016:

1) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – Estados Unidos
2) Universidade Harvard – Estados Unidos
3) Universidade de Cambridge – Reino Unido
4) Universidade Stanford – Estados Unidos
5) Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) – Estados Unidos
6) Universidade de Oxford – Reino Unido
7) University College London (UCL) – Reino Unido
8) Imperial College London – Reino Unido
9) ETH Zurique (Instituto de Tecnologia Federal Suíço) - Suíça
10)  Universidade de Chicago – Estados Unidos

Artigos Relacionados
Confira lista do site Great Value Colleges com as 50 cidades universitárias mais financeiramente acessíveis dos Estados Unidos
Confira as seis fortes instituições de ensino superior norte-americanas mais populares entre os leitores do Hotcourses Brasil.
Basicamente, o caminho até uma universidade dos Estados Unidos precisa de cinco grandes passos gerais. Confira quais são eles!
O grupo Ivy League é formado pelas oito melhores universidades particulares da região nordeste dos Estados Unidos.
Uma pesquisa realizada pelo Hotcourses Group comprovou que os estudantes internacionais continuam a considerar estudar nos EUA mesmo após a eleição de Donald Trump
Universidades estrangeiras estão vindo ao Brasil captar alunos. QS World University Tour será no dia 4 de setembro.
O MIT busca ideias revolucionárias em prol da sociedade, por meio de concurso. A premiação é de 250 mil dólares.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES