Bolsas de estudo no Canadá para jovens líderes da América

As bolsas de estudo do ELAP estão disponíveis para fazer a sua graduação ou pós-graduação no Canadá.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O programa de bolsas de estudo Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é uma colaboração entre universidades do Canadá e acordos de intercâmbios em diversos países das Américas, inclusive o Brasil.

Os acordos de intercâmbio são firmados entre faculdades, institutos técnicos, institutos vocacionais e universidades do Canadá. Para concorrer, os alunos dos países participantes devem estar matriculados em tempo integral em uma instituição de ensino superior no seu país de origem no momento da inscrição na bolsa e por toda a duração de seus estudos ou de pesquisa no Canadá.

As bolsas de estudo do ELAP estão disponíveis para fazer a sua graduação ou pós-graduação no Canadá. As inscrições para o ano acadêmico, geralmente, ficam abertas em fevereiro e março.

Estudar no Canadá: Emerging Leaders in the Americas Program

O financiamento das bolsas ELAP é feito pelo Departamento de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento (DFATD). A instituição canadense receberá financiamento do DFATD para todos os candidatos aprovados e fica responsável em repassar os fundos aos bolsistas.

O valor da bolsa varia de acordo com a duração dos estudos:

  • C$ 7.200 para estudantes universitários, de graduação ou pós-graduação (mestrado e doutorado) por um período mínimo de quatro meses ou um termo acadêmico de estudo ou pesquisa;
  • C$ 9.700 para alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) por um período de cinco a seis meses de estudo ou pesquisa.

Além desses valores, a instituição anfitriã canadense também pode reivindicar ao DFATD C$ 500 por bolsista para ajudar com os custos administrativos assim que o estudante chegar ao Canadá.

O que está incluso?

Os valores repassados pela universidade canadense podem cobrir:

  • Visto de estudante ou de trabalho;
  • Passagens aéreas de ida e volta, apenas para o bolsista, para viajar ao Canadá pela rota mais direta e econômica;
  • Seguro de saúde;
  • Custo de vida, como acomodação, serviços públicos e alimentação;
  • Transporte público, incluindo passe;
  • Livros e materiais necessários para os estudos ou pesquisa, exceto computadores e outros equipamentos.

Como concorrer às bolsas de estudo ELAP no Canadá?

Para concorrer, você precisa:

  • Estar matriculado como estudante em tempo integral em instituições de ensino superior de um dos países e territórios elegíveis, além de pagar todas as mensalidades exigidas por essas instituições no momento da inscrição e durante toda a duração do intercâmbio;
  • Não possuir cidadania canadense, residência permanente ou ter um pedido pendente de residência permanente no Canadá;
  • Não estar participando de um programa de bolsa de estudos financiado pelo governo do Canadá;
  • Não estar matriculado em um curso em uma instituição canadense.

Como se inscrever nas bolsas de estudo ELAP no Canadá?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os candidatos interessados neste programa de bolsa de estudos devem entrar em contato com sua instituição no seu país de origem para:

  • Informar o seu interesse pelo programa ELAP;
  • Identificar se existe uma colaboração institucional ou acordo de intercâmbio com uma instituição canadense;
  • Solicitar informações sobre o processo de inscrição no programa de intercâmbio e os critérios de seleção específicos da instituição parceira canadense e fornecer todos os documentos exigidos;
  • Fornecer uma carta de intenções explicando a natureza dos estudos ou pesquisas a serem realizados, a justificativa para estudar no Canadá e para a escolha da instituição, curso e supervisor, e como o programa de estudo ou pesquisa proposto se relaciona com os seus planos futuros de carreira.

Atenção: não se inscreva em seu próprio nome, pois todas as inscrições devem ser apresentadas pelas instituições canadenses em nome dos candidatos.

Para ter mais chances, os candidatos selecionados são incentivados a:

  • Enviar seu pedido de visto o mais cedo possível e seguir os procedimentos do departamento de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá, conforme descritos pela instituição canadense (geralmente um visto de estudante será necessário para estudos e um visto de trabalho, para pesquisa);
  • Entrar em contato com ex-alunos do programa por meio de sua instituição de origem para obter conselhos e uma perspectiva local sobre a experiência da bolsa de estudos, se possível;
  • Garantir ter todos os requisitos exigidos pela instituição canadense, incluindo requisitos acadêmicos e proficiência no idioma, para o seu curso de interesse;
  • Iniciar o processo de transferência de créditos para sua instituição de origem assim que seus cursos canadenses forem identificados.

É papel da sua universidade brasileira se comunicar com as instituições parceiras no Canadá; e é função da universidade canadense enviar a sua inscrição em seu nome ao DFATD.

Saiba tudo no site oficial do Emerging Leaders in the Americas Program.