Melhores universidades do mundo para estudar Engenharia

Universidades nos Estados Unidos e Reino Unido são consideradas as melhores da área de Engenharia.
Por Hotcourses Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Engenharia não é só uma área acadêmica popular, como também bastante versátil, com diferentes possíveis especializações – Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Aeroespacial, Ambiental, Química, Médica, de Produtos e muito mais.

Se você quer estudar Engenharia no exterior e tem curiosidade de saber quais são as melhores universidades do mundo para se tornar engenheiro, nós as listamos a seguir, de acordo com o ranking por área de estudo da Times Higher Education.

Sem surpresa nenhuma, basicamente, as principais se encontram nos Estados Unidos e Reino Unido. No entanto, Singapura, China e Suíça tiveram bons resultados também e têm melhorado o desempenho ano a ano.

Tópicos deste artigo

Top 5: Universidades para estudar Engenharia

A Times Higher Education avalia as universidades por área de estudo com a mesma metodologia usada para o seu famoso ranking mundial geral, o THE World University Rankings. A única diferença é que um peso maior é dado à inovação e menor às citações.

Aqui vai o top 5 Engenharia do mundo:

1. Harvard University – Estados Unidos

A escola de Engenharia da Harvard é a John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences, a mais recente dentre todas da universidade, criada apenas em 2007. Ou seja, em pouco tempo já se tornou a melhor escola de Engenharia do mundo.

A John A. Paulson School oferece cursos em áreas variadas, como Matemática Aplicada, Física Aplicada, Bioengenharia, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e muito mais.

Os ex-alunos de Engenharia da Harvard já venceram os mais famosos prêmios do mundo – Nobel, MacArthur, Turing, Guggenheim, entre outros.

2. University of Oxford – Reino Unido

Como no Brasil, na Universidade de Oxford, os estudantes são admitidos em um diploma de Engenharia específico, diferente das universidades dos Estados Unidos, onde os alunos podem escolher entre várias áreas de engenharia para estudar e ir afunilando a especialização ao passar dos anos do curso.

Para alunos de graduação, será um programa de quatro anos em Ciências da Engenharia ou então, mais especificamente, em Engenharia Biomédica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Informação ou Engenharia Mecânica.

Mas saiba que a admissão é extremamente concorrida: quase metade de todos os candidatos aos cursos de Engenharia são chamados para a rodada de entrevistas e 15% garantem uma vaga em Oxford.

3. Stanford University – Estados Unidos

A Escola de Engenharia da Stanford, na Califórnia, está na vanguarda das novas tecnologias e da inovação desde o século passado. Ela é formada por nove departamentos e outros institutos, centros e laboratórios adicionais.

Para os interessados em uma graduação de Engenharia em Stanford, há oito cursos interdepartamentais, o que significa que você pode estudar diferentes áreas oferecidas pelos nove departamentos da Escola.

Já para os interessados em pós-graduações, a pesquisa de Engenharia na Stanford foca os dez dos desafios humanos mais urgentes das próximas décadas. São eles: projeto de sistemas, bioengenharia, segurança de rede, mudança climática, robótica, tecnologia da informação, materiais e matéria, projeto urbano, assistência médica acessível e computação e análise de dados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos

A Escola de Engenharia é uma das cinco escolas que formam o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, mais conhecido como MIT, e é a maior delas.

Formada por oito departamentos acadêmicos e dois institutos interdisciplinares, os alunos podem estudar Aeronáutica e Astronáutica, Engenharia Biológica, Engenharia Mecânica, Ciência e Engenharia Nuclear, entre outros.

A School of Engineering do MIT tem opções de graduação e pós-graduação e incentiva os seus alunos a conduzir pesquisas, independentemente do nível do curso.

5. University of California, Berkeley – Estados Unidos

Fundada em 1931, a College of Engineering (Faculdade de Engenharia) é uma das 14 escolas e faculdades da Universidade da Califórnia, Berkeley.

Os seus alunos podem optar por estudar uma série de áreas diferentes, incluindo Engenharia Civil, Ambiental, Mecânica, Nuclear, entre outras.

Entre seus ex-alunos, encontram-se engenheiros notáveis, como Steve Wozniack, cofundador da Apple; Marc Tarpenning, cofundador da Tesla; Andrew Ng, cofundador e presidente executivo do Coursera; e Peter Norvig, diretor de pesquisa do Google.

As 10 melhores Escolas de Engenharia do mundo

O top 10 Engenharia da Times Higher Education, além das cinco universidades listadas acima, é o seguinte:

1. Harvard University – Estados Unidos
2. University of Oxford – Reino Unido
3. Stanford University – Estados Unidos
4. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Estados Unidos
5. University of California, Berkeley – Estados Unidos
6. University of Cambridge – Reino Unido
7. California Institute of Technology – Estados Unidos
8. Princeton University – Estados Unidos
= 9. ETH Zurich – Suíça
=9. Peking University - China