Itália: Universidade de Bologna está com inscrições abertas para bolsas de estudo integrais

A Università di Bologna (Unibo) é a mais antiga da Itália e também considerada como a mais antiga do mundo ocidental.
Em 19/02/2021 15h02 , atualizado em 19/02/2021 15h07 Por Hotcourses Brasil

Crédito: Hotcourses
Crédito: Hotcourses
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade de Bologna, na Itália, está com inscrições para descontos e bolsas de estudo integrais em graduações e pós-graduações para estudantes internacionais. A Unibo Action 1&2 selecionará os bolsistas com base em mérito acadêmicos. Você tem até o dia 30 de abril para se inscrever. Veja os requisitos a seguir!

A Università di Bologna (Unibo), fundada em 1088, é a universidade mais antiga da Itália, também considerada a mais antiga do mundo ocidental. Atualmente, ela tem cinco campi e é formada por 11 escolas, 32 departamentos e 12 centros de pesquisa e treinamento. Além disso, a Universidade oferece 71 programas acadêmicas internacionais, 47 ministrados na língua inglesa.

Bolsas de estudo na Itália: Unibo Action 1&2

A Unibo oferece aos estudantes internacionais qualificados a chance de concorrer em cursos acadêmicos do Primeiro Ciclo, Segundo Ciclo e Ciclo Único do ano acadêmico de 2021/2022. Na Itália, isso significa:

Ciclos do ensino superior na Itália
  • Primeiro Ciclo: Graduações (Corsi de Laurea ou Laurea Triennale);
  • Segundo Ciclo: Pós-Graduações (Laurea Magistrale ou Laure Specialista), um curso que aprofunda o conhecimento na área de graduação;
  • Ciclo Único: cursos de cinco ou seis anos de duração em áreas acadêmicas específicas, como Direito, Medicina, Veterinária, Arquitetura (Corsi di Laurea Magistrale a Ciclo Único). É como se formar com graduação e pós-graduação, por ser mais longo e de ciclo único.

As bolsas da Unibo, portanto, valem para graduações e pós-graduações. Você pode concorrer a duas modalidades:

  • Bolsas de estudo integrais (Unibo Action 1) – valor total do curso;
  • Bolsas de estudo de € 11.000 brutos (Unibo Action 2).

Como concorrer às bolsas de estudo?

Para concorrer, você precisa:

  • Ter (ou estar prestes a receber) um diploma adequado para a admissão no curso de seu interesse outorgado por uma instituição reconhecida fora do sistema de ensino italiano. Para o Primeiro Ciclo, por exemplo, você precisa de um certificado de conclusão do ensino médio.
  • Prestar um dos seguintes testes: SAT e/ou TOLC para concorrer ao Primeiro Ciclo ou Ciclo Único; ou GRE para concorrer ao Segundo Ciclo;
  • Ter menos de 30 anos até o momento da seleção.

O SAT, GRE e TOLC (Test online per l’ingresso all’università) são testes de aptidões e competências que podem ser realizados em centros autorizados em vários países do mundo e online (se esta modalidade for oferecida pelas instituições gestoras). Você deve se inscrever para os testes diretamente nos sites da instituição autorizada. O SAT e GRE são em inglês; o TOLC está disponível também em italiano.

Se você for prestar (ou já prestou) o SAT, tem até o dia 30 de abril para concorrer às bolsas de estudo do Unibo Actions 1&2 para Primeiro Ciclo ou Ciclo Único. Agora, se for fazer o TOLC, tem até maio.

Visite o site oficial para saber mais e boa sorte!