Termina às 17h desta quarta-feira, dia 14 de novembro, o prazo para inscrições no Vestibular 2019 via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para participar é necessário ter feito as provas do Enem em 2017 ou 2018.
Esta é a primeira vez que a Unicamp oferece vagas para ingresso via Enem. A decisão de abrir esta oportunidade foi anunciada no final de 2017, quando a universidade também aprovou o sistema de cotas.
Há uma taxa de inscrição que custa R$ 60, mas aqueles que ficaram isentos no Vestibular 2019 da Unicamp também terão direito à isenção no Vestibular 2019 Unicamp-Enem. Além disso, os inscritos que pagaram a taxa de inscrição no processo seletivo tradicional terão desconto de 50% neste.
Veja também: Unicamp beneficia mais de 7,6 mil candidatos com isenção de taxa no Vestibular 2019
Serão validadas as inscrições dos estudantes que alcançarem a nota mínima de corte, conforme o definido para cada curso. Os candidatos inscritos para Artes Visuais deverão ainda participar de uma prova de habilidades específicas.
Vagas
Nesta modalidade, a Unicamp oferecer 645 vagas em cursos de graduação. Segundo o Edital do Vestibular, parte dessas vagas serão preenchidas por estudantes cotistas, conforme a distribuição abaixo:
- 50% para candidatos oriundos de escolas;
- 25% para autodeclarados pretos e pardos;
- 25% para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, oriundos de escolas públicas.
O cronograma para divulgação do resultado final e das chamadas de aprovados é o mesmo do Vestibular 2019. Sendo que a primeira convocação deve sair no dia 11 de fevereiro, com matrícula no dia seguinte.
Mais: Unicamp 2019 - concorrência do vestibular aumenta após as mudanças
Veja outras informações no site da Comvest/Unicamp ou no Edital do Vestibular via Enem.