Metade das vagas ofertadas pela Universidade de Brasília (UnB) no primeiro semestre de 2016 serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), segundo Termo de Adesão publicado no domingo, 13 de dezembro, pela instituição.
Isso significa que a seleção para preenchimento de 1.982 oportunidades será realizada com base nas notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, cujas provas foram aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro.
Destas, 851 são para a Ampla Concorrência, 1.008 destinam-se ao Sistema de Cotas para Escolas Públicas, regido pela Lei de Cotas, e 123 são reservadas para o Sistema de Cotas para Negros, ação afirmativa instituída pela UnB em 2003.
Para concorrer às vagas oferecidas nesta modalidade, os candidatos deverão participar do Acesso UnB/SiSU 2016, cujas informações serão divulgadas posteriormente, e comprovar nota mínima de 400 na Redação e 350 nas provas objetivas.
Anteriormente, a instituição concedia um bônus regional de 20% para candidatos que cursaram pelo menos dois anos do Ensino Médio em cidades da região de Ceilândia, Planaltina e Gama, contudo, o benefício foi cancelado.
São mais de 80 cursos presenciais de graduação, distribuídos nos campi Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia. Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Desenho Industrial e Música estão fora da lista por exigirem uma seleção diferenciada por meio de prova específica.
O SiSU foi adotado como processo de seleção para ingresso no primeiro semestre do ano na UnB em 2014. Os 50% restantes das vagas serão preenchidos pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), Subprograma 2013.
Mais informações podem ser obtidas no Edital ou site da instituição.
Por Wanja Borges