Um mês para o Enem 2020: o que você precisa saber sobre as provas

Versão impressa será em 17 e 24 de janeiro de 2021, já o exame digital será em 31/01 e 7 de fevereiro.
Em 17/12/2020 07h00 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: shutterstock/canva
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Falta apenas um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020! As provas impressas serão aplicadas em 17 e 24 de janeiro de 2021, já a versão digital será realizada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Aproximadamente 5,7 milhões de participantes são esperados para as provas.

Saiba tudo sobre o Enem 2020

Os estudantes aguardam a divulgação do cartão com os locais de prova do Enem 2020, informações que devem ser liberadas nos próximos dias. Em um cenário de pandemia e necessidade de evitar aglomerações, houve ampliação na quantidade de lugares de aplicação e implantação de medidas preventivas contra a Covid-19. 

As 11,4 milhões de provas já começaram a ser enviadas para os estados brasileiros e o Distrito Federal. O exame será realizado em 205 mil salas em 14 mil pontos de aplicação em todo o país. 

Como serão as provas?

As provas do Enem 2020 continuam com o mesmo formato adotado desde sua reformulação, em 2009. São 45 questões objetivas de cada área do conhecimento, totalizando 180 perguntas, além de uma redação. 

  • 1º dia do Enem: 45 questões de Linguagens e Códigos + Redação + 45 perguntas de Ciências Humanas
  • 2º dia do Enem: 45 perguntas de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática

Os portões dos locais de prova serão fechados às 13h, com o exame começando às 13h30 (horário de Brasília). O intervalo entre a entrada dos participantes e o início das provas é para medidas de higienização e procedimentos de segurança. 

Veja também: Como será o Enem Digital

Os participantes deverão levar para as provas o documento de identidade e caneta de tinta preta. Também é recomendável levar o cartão de inscrição para ajudar na identificação da sala de prova.

Medidas contra a Covid-19

Todas as pessoas que estiverem nos locais de prova terão que usar máscaras que cubram nariz e boca, incluindo os acompanhantes das mães que estiverem amamentando. 

Haverá higienização das mãos com álcool gel em alguns momentos, como na entrada e saída de banheiros. Os participantes terão também que respeitar o distanciamento mínimo exigido para diminuir as chances de contágio.

De acordo com o Inep, pessoas do grupo de risco farão as provas em salas especiais, locais com lotação máxima de 12 participantes. Pertencem ao grupo: gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares crônicas, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão, doenças imunossupressoras e oncológicas. 

Pessoas que estiverem com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas nos dias do Enem 2020 poderão solicitar a reaplicação do exame. Estão no grupo de doenças: coqueluche, doença meningocócica, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O adiamento do Enem 2020

Inicialmente previsto para novembro de 2020, o Enem 2020 foi adiado para 2021 por causa da pandemia de Covid-19. A necessidade de distanciamento social gerou o fechamento de escolas em todo o país, o que pode ter resultado em maior desigualdade na preparação dos estudantes, levando em consideração as diferentes realidades sociais dos participantes. 

A organização do exame chegou a manter o calendário original do Enem 2020, mas professores, pais, alunos e juristas se manifestaram contra a decisão e insistiram em uma mudança no cronograma. Uma pesquisa foi realizada com os inscritos e, apesar de escolherem que as provas fossem aplicadas em maio de 2021, o Inep optou por janeiro

Com as provas adiadas, o resultado do Enem 2020 deixará de sair em janeiro e deve ser divulgado em março. O adiamento gerou a postergação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1 para abril, o que acarretou na desistência do uso das notas do Enem por algumas universidades.

O próprio Ministério da Educação (MEC) optou por não alterar o calendário do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2021/1, confirmando-os para janeiro de 2021. Para isso, a nota do Enem 2020 não será utilizada e os candidatos serão selecionados por edições anteriores. 

Veja também: Edital do ProUni 2021/1 é divulgado

Estude pelo Brasil Escola

Um mês para o Enem 2020, fim de um ano letivo diferente e conturbado para muitos. Apesar disso, aproveitar o tempo que resta para estudar pode ajudar na hora da prova. Confira algumas maneiras de turbinar a sua preparação e arrase no exame!

  • Faça o simulado

Treinar com questões reais do Enem é uma ótima forma de conhecer melhor o exame e testar os seus conhecimentos! Aproveite a reta final de estudos e faça o Simulado Enem Brasil Escola. É on-line e gratuito, confira!

  • Treine sua Redação

Uma das partes mais temidas do Enem é a redação. Pensando nisso, o Brasil Escola tem o Banco de Redações, espaço para você enviar seu texto e conferir a correção profissional gratuita. É rápido e fácil, basta se cadastrar no nosso site, conferir a proposta do mês e enviar seu texto. 

  • Assista às videoaulas

Em um ano em que as videoaulas foram tão presentes na vida dos estudantes, nada melhor do que estudar para o Enem pelos vídeos do Brasil Escola!

Nosso canal traz videoaulas sobre diversos temas que caem no Enem e dicas para a realização do exame. Se inscreva e aproveite! 

Mais informações no especial Enem 2020 do Brasil Escola.