Whatsapp
Em 10/10/2017 11h21 , atualizado em 10/10/2017 11h32

UFMA aprova bônus de 20% nas notas do Enem para candidatos maranhenses

Notícias

Medida foi aprovada ontem e segue para definição de questões administrativas por parte da PROGF. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

A partir de 2018, estudantes de escolas públicas e privadas do Maranhão poderão contar com um acréscimo de 20% nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Isso graças à proposta de implantação de uma nova política educacional afirmativa, que foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFMA nesta segunda-feira, 9 de outubro, e será encaminhada para a Pró-Reitoria de Gestão e Finanças (PROGF) para definição de questões administrativas antes da publicação da resolução.

A medida contempla todos os alunos que tenham cursado o 9º ano do ensino fundamental e o 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão e que optem pela graduação em quaisquer dos campus da UFMA.

O objetivo da proposta é diminuir a exclusão de estudantes maranhenses do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em contraste a evasão de candidatos aprovados naturais de outros estados do País, após os primeiros períodos de graduação na Universidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros casos

O bônus para moradores do estado ou da região também é utilizado por outras instituições federais de ensino superior, a exemplo da Universidade Federal do Pará (UFPA), que foi a primeira a adotar o benefício.

Atualmente, a UFPA concede bônus de 10% aos candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na Região Norte, mais especificamente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O benefício também é utilizado para ingresso nos cursos de Medicina, nas Universidades Federais de Alagoas (UFAL), Amazonas (UFAM), Pernambuco (UFPE), Rio Grande do Norte (UFRN) e na Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que atribuem bônus de 5% a 20%.

Relacionados
O Cursinho da Inclusão Social, da UFMA, está com inscrições abertas para a turma de 2018. Os interessados podem se inscrever até dia 2 de março.
Sistema de bônus é adotado por algumas universidades federais da Região Norte e Nordeste, mas continua dividindo opiniões. Qual é a sua?
Cursinho gratuito da UFMA está com inscrições abertas para a preparação do Enem 2020. Aulas serão on-line.
Os candidatos do PAES 2018 da UEMA já podem conferir os locais das provas da primeira etapa, por meio do acesso à Confirmação de Inscrição.
UnB cancela bônus regional do Vestibular a partir de 2016. Acréscimo de 20% era destinado aos estudantes da região de Planaltina, Gama e Ceilândia.
A UFMA possui diversos campi em todo o estado, sendo o principal a Cidade Universitária, que está localizada no bairro do Bragança, em São Luís.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES