Whatsapp
Em 28/04/2016 08h36 , atualizado em 28/04/2016 08h38

Ufes anuncia adesão integral ao Enem/SiSU

Notícias

Com a decisão, que já começa a valer na próxima seleção, mais 3,8 mil vagas serão ofertadas pelo Sistema. Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Cepe/Ufes) aprovou na tarde de ontem, 27 de abril, a adesão integral ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso nos seus cursos de graduação. Foram 18 votos favoráveis contra 10 contrários. 

Desde 2013, a Universidade adota o SiSU para preenchimento das vagas ofertadas pelo processo seletivo do meio de ano. A seleção para o segundo semestre disponibiliza 450 vagas para cursos ministrados nos campi de Alegre e de São Mateus. 

Nesta época, a Ufes já utilizava as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira etapa do seu Vestibular para o primeiro semestre e aplicava provas discursivas e de redação na segunda fase. A adesão integral ao Sistema passou a ser discutida somente em abril de 2014, através de comissões e audiências públicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a decisão, que já começa a valer na próxima seleção, o SiSU torna-se a única forma de ingresso nos cursos de graduações ofertados pela Ufes. Mais 3.834 vagas em 98 cursos serão ofertadas pelo Sistema, totalizado 4.284 oportunidades. 

A exceção é para os cursos de licenciatura em Educação do Campo, ministrado nos campi de Vitória e São Mateus; Intercultural Indígena, cujas aulas são realizadas no município de Aracruz; e graduações oferecidas na modalidade de educação a distância. 

Uma nova reunião está agendada para 4 de maio, quando será normatizado e regulamentado todo o processo relacionado às atividades acadêmicas de ingresso. A expectativa é de que o processo seja concluído até setembro.

Por Wanja Borges

Relacionados
O MEC já disponibilizou os Editais do SiSU e ProUni 2016/2. As inscrições começam nos dias 30 de maio e 7 de junho, respectivamente.
A UFES publicou na segunda-feira, 9 de janeiro, o edital que regulamenta o ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1.
Conforme o último balanço divulgado pelo MEC, o SiSU 2016/2 registrou 482.111 inscritos e 931.040 inscrições até as 18h desta terça-feira, 31 de maio.
A universidade realiza vestibular para ingresso no 1º semestre e SiSU para o 2º semestre.
A UFES abriu hoje, 13/11, as inscrições do Vestibular 2020 para cursos de educação a distância (EaD). Oferta tem mais de mil vagas.
A Ufes estuda a possibilidade de substituir o Vestibular pelo SiSU. A adesão integral será discutida na quarta-feira (16), em audiência pública.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES