O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo (Cepe/Ufes) aprovou na tarde de ontem, 27 de abril, a adesão integral ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso nos seus cursos de graduação. Foram 18 votos favoráveis contra 10 contrários.
Desde 2013, a Universidade adota o SiSU para preenchimento das vagas ofertadas pelo processo seletivo do meio de ano. A seleção para o segundo semestre disponibiliza 450 vagas para cursos ministrados nos campi de Alegre e de São Mateus.
Nesta época, a Ufes já utilizava as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira etapa do seu Vestibular para o primeiro semestre e aplicava provas discursivas e de redação na segunda fase. A adesão integral ao Sistema passou a ser discutida somente em abril de 2014, através de comissões e audiências públicas.
Com a decisão, que já começa a valer na próxima seleção, o SiSU torna-se a única forma de ingresso nos cursos de graduações ofertados pela Ufes. Mais 3.834 vagas em 98 cursos serão ofertadas pelo Sistema, totalizado 4.284 oportunidades.
A exceção é para os cursos de licenciatura em Educação do Campo, ministrado nos campi de Vitória e São Mateus; Intercultural Indígena, cujas aulas são realizadas no município de Aracruz; e graduações oferecidas na modalidade de educação a distância.
Uma nova reunião está agendada para 4 de maio, quando será normatizado e regulamentado todo o processo relacionado às atividades acadêmicas de ingresso. A expectativa é de que o processo seja concluído até setembro.
Por Wanja Borges