Todas as universidades federais usam o desempenho do Enem

Notas do exame são utilizadas de várias maneiras, mas a principal é com o SiSU.
Em 19/05/2014 08h12 , atualizado em 19/05/2014 08h55 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Desde 2009, quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou a poder ser utilizado como vestibular pelas universidades públicas, gradativamente o número de adesão das instituições foi crescendo. Em 2011, o Vestibular Brasil Escola já havia se atentado para isso.

Sexta-feira, 16 de maio, a Universidade Federal de Goiás (UFG) anunciou que o seu processo seletivo de final de ano será susbtituído totalmente pelo ingresso via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que por sua vez utiliza a média do Enem.

Receba dicas de vestibular por SMS

Com isso, agora todas as 63 universidades federais do país usam as notas do Enem para seleção de seus alunos de alguma maneira (veja aqui). A maioria delas aderiu ao SiSU totalmente, algumas dividem em meio a meio as vagas entre o vestibular e o SiSU. Outras destinam menos de 50% para o SiSU.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agumas poucas instituições usam a média do Enem para ingresso diretamente, sem a mediação do SiSU, e outras ainda aderiram ao exame como primeira fase de suas seleções. Há aquelas que só não utilizam o desempenho do Enem para os seus vestibulares seriados, que em algumas irá acabar.

Entre as universidades estaduais e os institutos federais a adesão ao Enem através do SiSU é maior ainda e já acontece há mais tempo.Recentemente até instituições portuguesas aderiram ao exame para a seleção de brasileiros.

Quem quiser ingressar em algum curso superior é bom se inscrever no Enem 2014, o prazo segue até às 23h59 de sexta-feira, 23 de maio. A taxa de R$ 35 poderá ser paga até a próxima semana, no dia 28. Acompanhe todas as novidades do exame através desta página específica.

Por Dayse Luan