Em 26/10/2015 10h43 , atualizado em 26/10/2015 12h14

Resultado do Enem 2015 será divulgado até a primeira semana de janeiro de 2016

Notícias

Gabarito oficial é esperado para esta quarta-feira, enquanto cadernos de provas serão liberados na sexta Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Em entrevista coletiva realizada após o término das provas, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 será divulgado até a primeira semana de janeiro de 2016. As notas do Enem 2014 foram divulgadas no dia 13 de janeiro. 

O gabarito oficial do Enem 2015 está previsto para sair quarta-feira, dia 28 de outubro, e os cadernos de provas na sexta-feira, dia 30. Os participantes que não quiserem esperar até quarta-feira podem consultar o gabarito extraoficial do Enem 2015 e a correção comentada.

As provas do Enem 2015 foram realizadas no último final de semana, dias 24 e 25 outubro, em 14.455 escolas e faculdades de 1.723 cidades. Entre os mais de 7,7 milhões de inscritos, quase 2 milhões não compareceram, o que gerou um índice de abstenção de 25,5%, o menor desde 2009, quando o Enem foi reformulado e se tornou o maior processo seletivo do país. No Enem 2014 a abstenção foi de 28,64%.

Ocorrências

O Ministério da Educação (MEC) avaliou como satisfatória a organização do Enem 2015, com alguns imprevistos normais de um exame aplicado para milhões de pessoas. Cerca de 700 candidatos foram eliminados nos dois dias de provas por uso de equipamentos inadequados e por ocorrências registradas no detector de metais. Desses, três foram por publicação de fotos de provas na internet.

Novas provas serão aplicadas nos dias 1º e 2 de dezembro para 4.542 estudantes dos municípios de Rio do Sul e Taió, em Santa Catarina, que não puderam participar do Exame em virtude do risco de alagamento decorrente das fortes chuvas que atingem a região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um novo teste também será aplicado para os mais de 600 candidatos da Escola em Regime de Convênio Nossa Senhora do Rosário, em Marituba/PA, que não conseguiram finalizar as provas do 2º dia devido a uma queda de energia, e para outros três de Santa Luzia, em Belo Horizonte, que finalizaram a seleção 30 minutos antes por erro da coordenadora.

O que caiu no Enem

As questões sobre cidadania e meio ambiente predominaram no primeiro dia do Enem 2015, 24 de outubro. Em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, perguntas de Química abordaram poluição e pesticidas, enquanto na prova de Biologia muitas questões falavam sobre problemas ambientais, além de citologia e genética.

A prova de Ciências Humanas seguiu a tendência dos anos anteriores, com textos grandes, mas com alternativas curtas. Houve um aumento das questões de Filosofia e Sociologia, com textos e frases de Simone de Beauvoir, Paulo Freire, São Tomás de Aquino, Max Webber, Thomas Hobbes, Nietzsche, entre outros.

Já a prova do segundo dia foi considerada cansativa até para professores. O diretor pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, comentou que a prova de Matemática e suas Tecnologias exigiu muitos cálculos e pode ter faltado tempo para os participantes resolverem todas as questões.

A prova de Linguagens Códigos e suas Tecnologias manteve a característica de edições anteriores, com textos e enunciados longos. O tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, considerado fácil e de senso comum, por Célio.

Por Adriano Lesme

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES