SiSU 2019: site contabiliza mais de 309 mil inscrições, mas estudantes relatam instabilidade

Elas foram iniciadas hoje (22), à meia-noite. Número de inscritos já passa de 166 mil.
Em 22/01/2019 12h10 , atualizado em 22/01/2019 12h46 Por Érica Caetano

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar o primeiro balanço de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, que iniciou na madrugada desta terça-feira, 22 de janeiro. De acordo com o órgão, mais de 166 mil candidatos já se inscreveram.

Inscreva-se aqui!

Saiba tudo sobre o SiSU 2019

Como um candidato pode escolher até dois cursos, o número de inscrições é maior. Até as primeiras horas da manhã, foram contabilizadas 309 mil inscrições. O montante representa uma média de duas mil inscrições por minuto, segundo a equipe de monitoramento do MEC. 

Problemas no site

Por conta do grande número de acessos simultâneos, o site de inscrições do SiSU 2019 vem apresentando instabilidades. Alguns internautas se queixaram nas redes sociais de dificuldades para acessar a página e realizar inscrição.

Estudantes reclamam pelo Twitter do site do SiSU

 

Simulador do SiSU

Este ano também foi disponibilizado um simulador que permite ao candidato comparar informações e, a partir da sua nota, verificar em qual universidade pode vir a ser aprovado e em quais cursos. O MEC também vai atualizar os ranqueamentos ao longo do dia e divulgá-los pelas redes sociais.

Só podem se inscrever no SiSU 2019/1 os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tiraram nota superior a zero na redação. O resultado do Enem 2018 foi divulgado na última sexta-feira (18).

Confira sua nota do Enem 2018

Os candidatos podem escolher até duas opções de vaga. É preciso informar, em ordem de preferência, as opções de instituição com o local de oferta, curso e turno, além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou uma das categorias de cotas disponíveis).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vagas

Estão sendo oferecidas nesta edição do SiSU 235.476 vagas gratuitas em 129 instituições públicas de ensino superior de todo o país. As instituições federais reservam a metade de suas oportunidades para estudantes de escolas públicas, por meio das cotas, enquanto as demais determinam um percentual específico a ser adotado para ações afirmativas ou cotistas.

O resultado do SiSU 2019/1 será divulgado em 28 de janeiro. Os candidatos terão que se matricular entre os dias 30 seguinte e 4 de fevereiro, nas instituições de ensino para os quais foram aprovados.

Enem 2018: Entenda a diferença entre SiSU, ProUni e Fies

Lista de Espera

Os candidatos que participarem do SiSU e não forem chamados na convocação regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera. A manifestação será de 28 de janeiro a 4 de fevereiro, pelo próprio site do SiSU. A partir desta edição, há duas novidades da Lista de Espera:

1ª: só podem participar da lista de espera os candidatos que não foram convocados em nenhuma das duas opções de curso;

2ª: o candidato poderá escolher entre as duas opções de cursos para participar da lista de espera.

O MEC repassará os nomes dos participantes da lista de espera para as instituições de ensino e, somente elas, serão responsáveis por convocar os aprovados para as vagas que estiverem disponíveis. As chamadas da lista de espera sairão sempre nos sites das instituições de ensino. 

Mais informações no site do SiSU e pelo especial SiSU 2019 do Brasil Escola!


Relacionados

Minas Gerais: veja a lista de instituições que oferecem vagas para SiSU 2019
Das 26 unidades federativas que disponibilizaram vagas para ingresso no ensino superior em 2019 pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Minas Gerais é a que possui maior número de instituições cadastradas. 
Notícias
SiSU 2019/1 vai oferecer quase 16 mil vagas no RS
Interessados em tentar uma vaga em uma instituição pública de ensino por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 já consultar a lista de cidades do Rio Grande do Sul que vão oferecer as oportunidades. 
Notícias
SiSU 2019/1: MEC prorroga inscrições após problemas no site
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 foram prorrogadas até domingo, 27 de janeiro, às 23h59. A oferta é de 235.476 vagas gratuitas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tirou mais que zero na redação. 
Notícias
SiSU 2019/1: inscrições para mais de 235 mil vagas já estão abertas
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 começaram nesta terça-feira, 22 de janeiro. Os candidatos podem se inscrever até às 23h59 da próxima sexta-feira (25), gratuitamente, para as 235.476 vagas disponíveis nesta edição. 
Notícias
SiSU 2019/1: notas de corte serão informadas em quatro novos horários
O Ministério da Educação (MEC) informou que as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 serão divulgadas em quatro novos horários, além da tradicional atualização da meia-noite.
Notícias
SiSU 2019/1: saiba quanto é preciso para passar em Medicina e outros cursos
Interessados em tentar uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 já podem consultar as últimas notas de corte.
Notícias
SiSU 2019/1: universidades do Paraná vão oferecer mais de 10 mil vagas
Interessados em estudar em uma universidade pública do Paraná já podem consultar a lista de cidades que terão vagas na primeira edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 
Notícias
SiSU 2019: Centro-Oeste reúne mais de 26 mil vagas
A região Centro-Oeste reúne 26.787 vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019. Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal possuem 12 instituições de ensino superior cadastradas e dezenas de campus espalhados pelas unidades federativas. 
Notícias