Termina nesta sexta-feira, 7 de junho, às 23h59, o período de inscrições no Sistema da Seleção Unificada (SiSU) 2019/2. O prazo foi aberto na última terça-feira, dia 4, e as inscrições são gratuitas.
O programa é voltado para os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, alcançaram nota acima de zero na redação, e desejam conseguir uma vaga no ensino superior público do país.
Como fazer a inscrição no SiSU?
Todos os candidatos têm direito de escolher até duas opções de curso na hora da inscrição no SiSU. O Ministério da Educação (MEC) libera as notas de corte do SiSU todos os dias, possibilitando que o candidato faça alterações nas opções escolhidas até o final do período de inscrição. O candidato também deve informar durante a inscrição em qual modalidade vai concorrer: cotas ou ampla concorrência.
Veja o passo a passo da inscrição:
1 – Acesse o site: Você deve acessar o Site do SiSU, até as 23h59 de hoje, e fazer seu login com o número de inscrição e senha do Enem 2018
2 – Confirme os dados: Após realizar o login, o sistema abre uma página para que você confirme seus dados. Verifique as informações e, se tiver algum dado incorreto, você deve alterá-lo e só depois confirmar os dados. Certifique-se também que o e-mail cadastrado é valido.
3 – Informe o curso: Neste momento você vai pesquisar seu curso por cidade e instituição de ensino. Além disso, também pode conferir a quantidade de vagas para cada tipo de concorrência.
4 – Escolha a concorrência: Selecione a modalidade de concorrência que você vai se cadastrar: cotas ou ampla concorrência. As instituições federais, por exemplo, seguem a Lei de Cotas.
5 – Prepare os documentos: Para cada modalidade de concorrência há uma relação de documentos exigidos para matrícula. Veja todos os documentos que você precisará apresentar para a sua modalidade e os providencie até o dia da matrícula.
6 – Faça a 2ª opção: Para escolher o curso que você deseja concorrer como segunda opção é só repetir o procedimento. Lembrando que você pode alterar os cursos até o final das inscrições.
7 – Acompanhe a nota de corte: Com a inscrição concluída, você pode acompanhar as notas de corte até as 23h59 de hoje.
Ainda tem dúvidas? Saiba como funciona o SiSU.
Resultado do SiSU
O SiSU 2019 do 2º semestre vai divulgar o resultado na próxima segunda-feira, 10 de junho. Os aprovados devem se matricular entre os dias 12 e 17 de junho, pessoalmente nas respectivas instituições. Após ter sido selecionado, o candidato deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e procedimentos para a realização da matrícula.
Lista de Espera
A partir da próxima terça-feira, 11 de junho, os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do SiSU, em nenhuma das duas opções de curso, podem manifestar interesse em participar da lista de espera para a primeira ou segunda opção pela qual optaram por concorrer. O prazo termina no dia 17 de junho.
As chamadas da lista de espera serão feitas a partir do dia 19 de junho pelas instituições de ensino superior, em seus próprios sites, e o candidato deve acompanhar a divulgação.
SiSU 2019/2
O SiSU 2019/2 ofereceu 59.028 vagas. O número é recorde entre todas as edições do meio do ano e representou um aumento de 3% em relação à edição do segundo semestre do ano passado, que teve 57.271 vagas.
Até a manhã desta sexta-feira (7), o SiSU já havia recebido 1.089.346 inscrições, as quais foram feitas por 575.303 candidatos. A diferença entre o número de participações e o número de inscritos é devido ao fato de que cada concorrente pode se inscrever para até duas opções de curso.
No último balanço divulgado pelo MEC, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia eram os estados com mais inscritos. Em levantamento anterior, os cursos mais concorridos informados pelo Ministério eram Medicina, Psicologia e Direito. Já os cursos mais procurados (com maior número de inscritos) eram, até então, Medicina, Direito e Administração.
No SiSU, o número de participantes é menor que o de inscrições porque os candidatos podem concorrer para duas opções de cursos. Os cursos mais concorridos também se diferenciam dos mais procurados em consequência do número de vagas que são disponibilizadas.
Para mais informações acesse o Site do SiSU ou consulte o edital.