As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023 já estão abertas. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 24 de fevereiro, no Portal Unico.
A partir do segundo dia de inscrições os participantes já poderão verificar as notas de corte dos cursos em que estão inscritos.
A nota de corte é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição. No entanto, estar acima da nota de corte parcial não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante o período de inscrição no SiSU.
Confira: Como saber qual curso é sua cara
Como funciona a nota de corte do SiSU?
O SiSU não mostra as notas de cada área do Enem, mas uma média entre as provas objetivas e a redação. Essa média pode variar de acordo com a instituição ou curso, devido aos pesos.
Por exemplo, as notas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos podem ter mais peso para cursos da área de Humanas. Além disso, algumas universidades podem conceder bônus para candidatos cotistas.
Os participantes não precisam se preocupar em calcular a nota de corte do curso, pois o próprio sistema já faz isso.
Mas atenção, os números mudam ao longo das inscrições! A variação ocorre por diversos motivos, como a quantidade de inscritos dentro do número de vagas para cada curso/instituição.
Leia também: As menores notas de corte para Medicina na última edição do SiSU
Qual a importância de acompanhar as notas de corte do SiSU?
A variação diária das notas de corte do SiSU 2023 ajuda os participantes a ter uma referência de sua colocação dentro das vagas selecionadas.
Durante os dias de inscrições do SiSU será possível fazer quantas alterações o candidato achar necessárias, trocando de curso e instituição. Desse modo, o estudante pode checar em qual carreira e onde tem mais chances de aprovação.
Leia também: Mais de 226 mil vagas são oferecidas pelo SiSU 2023/1
Maiores notas de corte do SiSU 2023
O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar o relatório geral do SiSU 2023 após toda a realização do mesmo. Porém, as notas de corte do SiSU 2022/1 já foram divulgadas e podem servir de norte para os estudantes.
Confira abaixo os cursos mais concorridos do SiSU 2022/1:
-
Medicina - 919,70 - Unifap
-
Engenharia de computação - 874,61 - IFCE
-
Direito - 870 - Unifap
-
Ciência da Computação - 843,11 - IFCE
-
Engenharia Civil - 840.49 - IFCE
-
Enfermagem - 832,66 - Unifap
-
Engenharia Mecatrônica - 830,48 - IFCE
-
Psicologia - 826,61 - Unifesspa
-
Relações Internacionais - 826,04 - USP
-
Engenharia Aeronáutica - 821,52 - USP