Saiba tudo sobre as notas de corte do SiSU 2023

A variação diária das notas de corte do SiSU 2023 ajuda os participantes a ter uma referência de sua colocação dentro das vagas selecionadas.
Em 17/02/2023 05h00 Por Miguel Souza

O SiSU atualiza as notas de corte de forma diária, até o último dia de inscrições
O SiSU atualiza as notas de corte de forma diária, até o último dia de inscrições
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023 já estão abertas. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 24 de fevereiro, no Portal Unico. 

A partir do segundo dia de inscrições os participantes já poderão verificar as notas de corte dos cursos em que estão inscritos. 

A nota de corte é uma referência para auxiliar o estudante no monitoramento de sua inscrição. No entanto, estar acima da nota de corte parcial não é garantia de aprovação, pois a nota muda durante o período de inscrição no SiSU.

Confira: Como saber qual curso é sua cara

Como funciona a nota de corte do SiSU?

O SiSU não mostra as notas de cada área do Enem, mas uma média entre as provas objetivas e a redação. Essa média pode variar de acordo com a instituição ou curso, devido aos pesos. 

Por exemplo, as notas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos podem ter mais peso para cursos da área de Humanas. Além disso, algumas universidades podem conceder bônus para candidatos cotistas.

Os participantes não precisam se preocupar em calcular a nota de corte do curso, pois o próprio sistema já faz isso. 

Mas atenção, os números mudam ao longo das inscrições! A variação ocorre por diversos motivos, como a quantidade de inscritos dentro do número de vagas para cada curso/instituição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: As menores notas de corte para Medicina na última edição do SiSU

Qual a importância de acompanhar as notas de corte do SiSU?

A variação diária das notas de corte do SiSU 2023 ajuda os participantes a ter uma referência de sua colocação dentro das vagas selecionadas.

Durante os dias de inscrições do SiSU será possível fazer quantas alterações o candidato achar necessárias, trocando de curso e instituição. Desse modo, o estudante pode checar em qual carreira e onde tem mais chances de aprovação.

Leia também: Mais de 226 mil vagas são oferecidas pelo SiSU 2023/1

Maiores notas de corte do SiSU 2023

O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar o relatório geral do SiSU 2023 após toda a realização do mesmo. Porém, as notas de corte do SiSU 2022/1 já foram divulgadas e podem servir de norte para os estudantes.

Confira abaixo os cursos mais concorridos do SiSU 2022/1: