Whatsapp
Em 21/11/2021 20h47 , atualizado em 21/11/2021 22h44

Primeiro dia do Enem 2021 tem 26% de abstenção

Notícias

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a aplicação das provas foi tranquila em todo o Brasil Por Silvia Tancredi
Enem 2021
Enem 2021
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) informou na noite de hoje, 21 de novembro, que dos mais de 3 milhões de inscritos no Enem 2021, 26% faltaram às provas aplicadas mais cedo, das 13h30 às 19h. O exame educacional foi realizado em 10 mil escolas distribuídas em 1.747 municipios brasileiros.

Inicialmente, o ministro do MEC, Milton Ribeiro, afirmou que 24% de jovens haviam faltado às provas. Depois, o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, corrigiu a informação, falando que, na verdade, houve 26% de ausentes. 

De acordo com o ministro, o número de estudantes que não compareceram às provas é considerado baixo, por ser em meio a uma pandemia. Na edição do ano passado, também no primeiro dia de provas houve 51,5% de ausentes. O número foi considerado recorde.

Ribeiro destacou ainda que o Enem 2021 foi aplicado de forma tranquila. "Não houve vazamento de provas. A segurança foi muito bem conduzida", comentou.

Provas

Hoje, os estudantes fizeram a redação, cujo tema foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". O assunto foi considerado difícil e inesperado pelos estudantes, conforme postagens nas redes sociais.

O Enem 2021 contou também com 90 questões objetivas destas duas áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. A primeira área do conhecimento abordou as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física. Já a segunda, História, Geografia, Sociologia e Filosofia. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A equipe de professores do Brasil Escola está fazendo ao vivo a correção comentada de todas as provas de hoje. Confira abaixo:

2º dia do Enem 2021

As provas do Enem 2021 continuam a ser aplicadas no próximo domingo, 28 de novembro. O exame educacional começará às 13h30, mas terminará meia hora mais cedo que hoje, às 18h30. 

Na ocasião, os estudantes deverão responder 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, que abrange as disciplinas de Biologia, Química e Física.

Gabarito e resultado

Os gabaritos oficiais do Enem 2021 serão divulgados somente no dia 1º de dezembro. Mas, você pode acompanhar a correção comentada que o Brasil Escola está fazendo em parceria com o curso Oficina do Estudante e o Poliedro Educação.

O Inep ainda não informou uma data para divulgação do resultado do Enem 2021. Como haverá reaplicação em janeiro, é provável que o resultado saia em fevereiro para os candidatos que concluíram o ensino médio.

Com as notas do Enem 2021 será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Brasileiros também podem estudar em Portugal usando as notas do Enem.

Relacionados
Os mais de 3 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já estão chegando aos locais onde serão aplicadas as provas de hoje, 21 de novembro
Os professores do Brasil Escola comentarão as questões do Enem 2021 em um evento ao vivo no YouTube e no TikTok. Confira!
No primeiro dia do Enem 2021, os estudantes responderam questões sobre escravidão, povos indígenas e refugiados. Foram aplicadas provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas.
O tema da redação do Enem 2021 é "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". Veja!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES