Whatsapp
Em 24/11/2021 04h00 , atualizado em 24/11/2021 00h59

Enem 2021: temas de Biologia e Química para revisar antes das provas

Notícias

Junto com Física, disciplinas compõem as Ciências da Natureza, cuja prova será aplicada no próximo domingo (28) Por Silvia Tancredi
Biologia e Química fazem parte da prova de Ciências da Natureza do Enem
Biologia e Química fazem parte da prova de Ciências da Natureza do Enem
PUBLICIDADE

Fundamentos da Ecologia e Ligações Químicas. Esses são os temas que mais caem nas provas de Biologia e de Química do Enem, conforme estudo. As duas disciplinas formam, junto com Física, as Ciências da Natureza, área do conhecimento que será cobrada aos inscritos no Enem 2021, no próximo domingo, 28 de novembro. 

Biologia e Química podem ser avaliadas de maneira específica nas provas, mas também de forma interdisciplinar, ou seja, quando a pergunta aborda as duas disciplinas ao mesmo tempo. Além disso, o Enem analisa se o estudante está ligado ao que acontece no Brasil e no mundo e que pode estar relacionado às matérias em questão.

O diretor-executivo de Consultorias do Poliedro Sistema de Ensino, Artur Costa Filho, explica que o Enem tem se tornado uma avaliação complexa, que cobra conteúdos específicos ao mesmo tempo em que avalia a capacidade do aluno de estabelecer relações entre o que aprende e o que vivencia.

Biologia e química na prática

Uma das aplicações do glicerol é na composição de produtos de higiene pessoal

Para mandar bem nas provas de Biologia e Química do Enem 2021, é interessante que o aluno visualize que as disciplinas estão presentes no dia a dia. “Você vê, por exemplo, química na composição de material de limpeza e de higiene pessoal, medicamentos e outros produtos”, comenta Costa.

“Alguns temas de Biologia e Química que caem no Enem contam com conceitos e fórmulas que, em um primeiro momento, podem assustar. Mas, observar na prática como cada conceito funciona é importante para ter maior domínio dos assuntos e sair bem nas provas”, recomenda o diretor do Sistema Poliedro, Artur Costa.

Outro conselho do profissional é que só decorar as fórmulas das provas de Ciência da Natureza do Enem não adianta. “Afinal, o aprendizado deve se estender para a vida e o Enem exige que o aluno demonstre domínio do enunciado”, afirma. Por isso, o estudante deve ler e reler as perguntas para entender corretamente o que está sendo cobrado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais temas

Mapa Mental sobre Genética, um dos temas de Biologia que mais caem no Enem

O Sistema Poliedro realizou uma coletânea com os temas que são  mais cobrados no Enem. Conforme o estudo, os três assuntos recorrentes de cada disciplina são:

Temas que mais caem em Biologia no Enem 

  1. Fundamentos da Ecologia: corresponde a 11,9% das questões

  2. Ecossistema: 8,5% das questões

  3. Sistema Imunitário: 6,8% das questões

Assuntos mais cobrados em Química no Enem 

  1. Ligações químicas, polaridade e forças: 15,4% das questões 

  2. Reações orgânicas : 9,2%  das questões

  3. Eletroquímica: 9,2%  das questões

Outros temas

Faltam apenas quatro dias para as provas de Biologia e Química do Enem 2021, mas ainda da tempo de revisar os outros temas das disciplinas que também são trabalhados com frequência no exame educacional. Clique em cada assunto e relembre os principais tópicos:

Biologia

Química

Veja  também: conteúdo programático de Química no Enem

Resolva o simulado de Química para o Enem

Relacionados
Confira 10 fórmulas de Física para a prova de Ciências da Natureza do Enem 2021. Exame continuará no domingo, 28 de novembro.
No primeiro dia do Enem 2021, os estudantes responderam questões sobre escravidão, povos indígenas e refugiados. Foram aplicadas provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES