MPF quer que redação do Enem seja desconsiderada no SiSU

Procurador critica calcular a pontuação média utilizando as cinco notas.
Em 03/01/2012 18h20 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Faltando cinco dias para abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) apresentou ontem, 02 de janeiro, um pedido à Justiça Federal para que a nota da redação da edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não seja considerada no cálculo da pontuação dos candidatos que irão participar do SiSU.

Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, a nota da redação do Enem não pode ser combinada com as notas das quatro provas objetivas por seguir um critério de cálculo diferente. As questões objetivas são corrigidas por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI), enquanto a redação é avaliada por dois ou três corretores.

Pela TRI o valor de cada questão é determinada pelo número de acertos e é quase impossível um estudante conseguir nota 1.000. A nota da redação não envolve aspectos estatísticos, por isso, segundo o procurador, não deveria entrar na média com provas que utilizam outro critério de avaliação.

O MPF também pede que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem, explicite os critérios de correção das provas objetivas, ou seja, da TRI, já que muitos estudantes reclamam da nota obtida.

SiSU

As inscrições para o SiSU seguem agendadas para o período entre 07 a 12 de janeiro. No total, serão 108.552 vagas divididas entre 3.327 cursos distribuídos em 95 instituições públicas de ensino superior, veja aqui. A primeira chamada está prevista para 15 de janeiro.

Veja também:
Como funciona o SiSU
Como calcular a média do Enem

Por Adriano Lesme
*com informações da Agência Brasil