O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou na noite de ontem, 31 de março, que as provas digitais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal. Anteriormente, a novidade estava restrita a 15 capitais.
Segundo o Inep, a medida visa atender pedidos feitos por estudantes durante todo o dia de ontem, quando foram divulgados os editais das provas tradicional e digital. Uma nova tabela com a distribuição de vagas e os novos municípios de aplicação do Enem Digital será publicada no Diário Oficial da União.
Baixe o Edital do Enem Digital 2020
Veja também o Edital do Enem 2020 (provas tradicionais)
Enem Digital
A aplicação de provas digitais é a grande novidade do Enem 2020. Inicialmente, o Inep disponibilizaria 50 mil vagas distribuídas em 15 capitais, mas a oferta aumentou para 100 mil. A intenção é aumentar gradativamente a oferta até o exame ser totalmente digital em 2026.
- 2021 - duas edições do Enem Digital e uma tradicional (em papel)
- 2022 a 2025 - aumento gradativo até atingir quatro edições do Enem digital, além de uma edição em papel (tradicional)
- 2026 - somente Enem digital, fim do Enem Tradicional em papel
As provas digitais do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 11 e 18 de outubro e seguirão o mesmo formato das provas tradicionais. As questões objetivas serão respondidas pelo computador, enquanto a redação deverá ser redigida no papel.
As questões das provas digital e impressa serão diferentes, mas o nível de dificuldade será o mesmo por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O tema da redação também será diferente. As provas tradicionais serão aplicadas nos dias 1 e 8 de novembro.
Entenda como é feito o cálculo da nota do Enem
As inscrições para o Enem 2020 serão recebidas entre 11 e 22 de maio. Os estudantes que já concluíram o ensino médio ou irão concluir até o final do ano deverão escolher entre a prova digital e a tradicional, os demais estudantes do ensino médio poderão fazer apenas a prova impressa. A seleção dos participantes para a prova digital será por ordem de inscrição.
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 serão recebidos entre 6 e 17 de abril, tanto para a prova impressa quanto para a digital. O valor da inscrição do Enem 2020 é o mesmo do ano passado: R$ 85.