Em 02/03/2020 07h26 , atualizado em 02/03/2020 09h18

Fies 2020/1 abre período de cadastro na lista de espera

Notícias

Prazo para manifestar interesse nas vagas vai até 31 de março. Lista é exclusiva para o Fies Juros Zero. Por Giullya Franco
PUBLICIDADE

O período para manifestar interesse nas vagas da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantal (Fies) 2020/1 está aberto. O prazo vai até o dia 31 de março.

Cadastre-se na lista de espera do Fies

O site do Fies informava que as inscrições seriam abertas no dia 28 de março, mas o edital cita 28 de fevereiro. Em janeiro, o Brasil Escola informou o MEC sobre o erro, mas a data não foi alterada no site e confundiu alguns participantes. O erro só foi corrigido no último final de semana, quando as inscrições foram abertas.

A lista de espera é exclusiva para os participantes que não foram convocados no Fies Juros Zero. Já para quem não foi selecionado no P-Fies NÃO é possível se cadastrar em lista de espera.

Os candidatos que se inscreverem na lista de espera devem acompanhar a convocação no Site do Fies.

O que fazer se eu for pré-selecionado na lista de espera?

Os convocados na lista de espera do Fies Juros Zero devem realizar os mesmos procedimentos de quem foi selecionado na chamada regular. Veja as etapas:

1º etapa: Completar as informações no Site do Fies no prazo de cinco dias úteis;
2ª etapa: Procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias; 
3ª etapa: Com a validação da documentação pela CPSA, o selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pagamento do Fies

Durante o período que o estudante estiver na graduação deverá pagar o seguro de vida obrigatório e os juros. Após terminar a faculdade, se o aluno tiver renda, as parcelas do saldo devedor começam a ser pagas no primeiro mês.

Se no momento o estudante não tiver renda, ou em algum outro período do pagamento, o valor mínimo definido pelo regulamento será cobrado. De acordo com o regulamento definido pelo MEC, o prazo máximo para o pagamento do Fies é de 14 anos, levando em consideração a capacidade de quitação mensal do estudante.

Fies 2020/1

Cerca de 270 mil candidatos se inscreveram no Fies entre 5 e 14 de fevereiro para concorrer as vagas do Fies Juros Zero. Foram oferecidas para este ano 100 mil vagas no Fies Juros Zero (para quem tem renda de até três salários mínimos), sendo 70 mil vagas para o primeiro semestre. No P-Fies (para quem tem renda de até cinco salários mínimos) o número de vagas não é definido.

As inscrições foram exclusivas para estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das edições a partir de 2010 e conseguiram média de 450 pontos na prova objetiva e nota acima de zero na redação.

Para mais informações confira o FAQ Fies do Brasil Escola ou acesse o Site do Fies.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES