O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje, 20 de dezembro, os gabaritos da Reaplicação e do Enem PPL 2023. Confira:
Gabaritos Reaplicação e Enem PPL 2023
Os candidatos fizeram as provas no dias 12 e 13 de dezembro, em várias cidades do Brasil. Os privados de liberdade realizaram o exame nas unidades prisionais e socioeducativas.
O formato da reaplicação do Enem 2023 foi o mesmo da versão regular, com 180 questões objetivas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e uma redação.
No total, 93 mil participantes fizeram as provas. Dentro desse universo, houve 84.169 inscritos para o Enem PPL.
Entre as condições que permitem a reaplicação da prova estão doenças infectocontagiosas, problemas logísticos relacionados a desastres naturais, como também distâncias dos locais de prova superiores a 30 quilômetros da residência dos candidatos.
Tema da redação da reaplicação e Enem PPL 2023
O tema da redação da reaplicação e Enem PPL 2023 aborda um problema social presente em todas as regiões brasileiras. A população em situação de rua representa um segmento significativo e é frequentemente marginalizada, afirma Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovação do SAS Educação.
A realidade da problemática é composta pela interação de fatores socioeconômicos que incluem desemprego, desigualdade, falta de moradia acessível, questões de saúde mental e dependência química, lista Ademar. O desafio exige uma abordagem holística e com o exercício de empatia, segundo Celedônio.
Vinicius Beltrão, Coordenador de Ensino e Inovação do SAS, destaca a importância de se ater aos termos "(re)inserção" e "socioeconômico". O candidato precisa trazer um repertório que comprove o conhecimento de que no Brasil, entre 2019 e 2022, o país registrou um crescimento dessa população em 38%.
Quem pôde pedir a reaplicação das provas do Enem 2023?
Puderam pedir a reaplicação das provas do Enem 2023 candidatos que se enquadrassem nas condições especificadas abaixo:
-
Doenças infectocontagiosas, tais como: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19
-
Problemas logísticos causadas por: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
-
Locais de prova definidos a mais de 30 quilômetros da residência dos candidatos: participantes que tiveram seus locais de prova constados no cartão nessa situação, têm direito a solicitar a reaplicação do exame.
Os participantes tiveram de comprovar as situações com documentação específica conforme mencionado no item 15 deste edital.
Como foi o Enem 2023?
A aplicação do Enem 2023 ocorreu nos dias 5 e 12 de novembro, em dois domingos consecutivos.
No primeiro dia do exame, a abstenção (percentual de candidatos que não compareceram) foi de 28,1%, enquanto no segundo dia foi de 31,9%.
O tema da redação deste ano abordou a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Confira análises de professores do primeiro dia aqui, e do segundo dia nesta página.
Confira alguns números do Enem 2023:
-
1.750 municípios de aplicação;
-
9.396 locais de prova;
-
mais de 132 mil salas de aplicação;
-
mais de 10 mil coordenadores envolvidos;
-
4.293 candidatos eliminados;
-
905 candidatos afetados por problemas logísticos, tais como: interrupções temporárias de energia, emergências médicas e abastecimento de água;
-
71,9% de presentes e 28,1% de abstenção no 1º dia do Enem 2023;
-
3.939.242 inscrições confirmadas, 13,1% a mais que 2022.
Fique por dentro de tudo sobre o Enem aqui!