As provas do 2º dia do Enem 2023 foram realizadas neste domingo (12). A aplicação do exame terminou agora há pouco, às 18h30. Os candidatos resolveram questões de Matemática e Ciências da Natureza.
As primeiras provas realizadas ocorreram no domingo (5). Na ocasião, os estudantes fizeram uma redação sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil, como também responderam a questões de Linguagens e Ciências Humanas.
Na opinião da professora Vera Lúcia da Costa Antunes, do curso Objetivo, a prova do segundo dia foi muito bem elaborada, com textos curtos, atualizada, com a presença de temas atuais e com questões bem distribuídas entre as disciplinas.
O exame de hoje trouxe questões com enunciados objetivos, poucos gráficos e tabelas. A educadora comenta que a avaliação cobrou conteúdos vistos ao longo do ensino médio, nada avançado. "A prova foi democrática, acessível a todos", afirma Vera.
Análise das provas do 2º dia do Enem 2023
O nível de dificuldade das provas do 2º dia do Enem 2023 foi médio, nas duas áreas de conhecimento, segundo Diogo D’Ippolito, professor e autor do Colégio e Sistema pH. "De uma forma geral tivemos vários tópicos clássicos nas provas que não apareceram no exame", afirma o educador. Em Matemática o nível foi um pouco mais baixo em dificuldade se comparado ao ano passado, de acordo com D'Ippolito. Foi exigido dos candidatos:
-
Análise de gráficos e tabelas;
-
Conhecimentos básicos de Matemática;
-
Operações elementares, razões e proporções.
Temas que costumavam cair, não estiveram nas questões de Matemática, como é o caso de prisma, projeções ortogonais e planificação de sólidos, explica Diogo.
Na prova de Física, o professor cita que as questões foram mais fáceis do que geralmente é. Isso é muito bom, na opinião de Diogo, já que costuma ser mais difícil. "A prova foi concentrada em poucos assuntos, não teve energia, ótica, hidrostática e impulso".
Em Biologia, os candidatos resolveram uma prova conteudista, uma característica já presente nesta disciplina para o Enem. Diogo cita poucos temas cobrados como Citologia, Ecologia, Fisiologia Animal, Botânica. "A prova foi objetiva, não veio tanto interpretativa."
Da mesma foram, em Química, temas mais comuns não apareceram como separação de mistura, forças intermoleculares, termoquímica, eletroquímica. Entre os contéudos da matéria cobrados no Enem 2023, estiveram reações químicas, cadeias carbônicas e estequiometria, que são recorrentes ao longo das edições da avaliação.
O que caiu nas provas do 2º dia do Enem 2023?
Confira quais assuntos e temas que caíram nas provas do 2º dia do Enem 2023:
Vacina da Covid-19
A vacina da Covid-19 foi abordada em uma questão que solicitava dos candidatos conhecimento sobre imunização e tecnologia de RNA mensageiro aplicada no imunizante. Veja:
Grandezas cinemáticas
Botânica
Agrotóxico
Gastos calóricos com o esporte
Ecologia
Parasitologia
Veja a questão sobre a transmissão da leishmaniose visceral:
Embriologia
Matemática financeira
Confira a questão sobre taxa de juros compostos:
Análise de gráficos
Veja a questão sobre criptomoeda que envolve análise de gráficos:
Correção comentada do 2º dia do Enem 2023
Confira a correção comentada das questões do 2º dia do Enem 2023 nesta página. O Brasil Escola junto com o Oficina do Estudante e o Poliedro disponibiliza o gabarito extraoficial do exame em tempo real.
Comentários ao vivo do 2º dia do Enem 2023
Assista à transmissão ao vivo do Brasil Escola com comentários e análises dos professores sobre as provas do 2º dia do Enem 2023.
A live pode ser acompanhada nesta página!
Fique por dentro de tudo sobre o Enem 2023 aqui!