MEC anuncia SiSU para vagas remanescentes das instituições federais

Até 150 mil vagas ociosas poderão ser preenchidas. Governo vai alterar forma de repasse de recursos.
Em 07/12/2015 09h18 , atualizado em 07/12/2015 10h05 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai lançar em 2016 uma edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para preencher as vagas remanescentes das instituições federais de ensino superior. De acordo com MEC, há pelo menos 114 mil vagas ociosas nessas instituições.

Como funciona o SiSU

Mesmo após as chamadas do SiSU e dos vestibulares próprios das instituições, muitos cursos ficam com vagas sobrando. Para resolver isso, o MEC vai repassar verba por aluno efetivamente matriculado em vez de ser por vaga, como faz atualmente. A estimativa é que mais 100 mil alunos possam ser matriculados com essa alteração.

Por enquanto, a novidade vale apenas para as instituições federais de ensino superior. Caso as universidades estaduais e municipais também optem por participar, o número de vagas subiria para 150 mil.

Seleção

Assim como no SiSU tradicional, o critério de seleção da edição para vagas remanescentes será as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, outros critérios também estão previstos, como: desempenho acadêmico; escolaridade; e localização do curso e candidato.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essas vagas remanescentes já eram oferecidas pelas universidades em vestibulares próprios, geralmente para transferência interna e externa e portador de diplomas. Segundo o MEC, o novo sistema contribuirá para a universalização da oferta de vagas, pois um estudante da Região Norte pode concorrer a uma vaga na Região Sul, por exemplo.

Quando vai ser

O MEC ainda não definiu um cronograma para o SiSU de vagas remanescentes, mas a expectativa é lançá-lo depois das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Por Adriano Lesme