As matrículas dos aprovados na segunda edição de 2016 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começam nesta sexta-feira, 10 de junho. O registro acadêmico será realizado até terça-feira (14).
Se inscreva na lista de espera do SiSU
Saiba como funciona o SiSU
Os procedimentos de matrícula variam conforme a instituição de ensino. Algumas universidades disponibilizam links em seus sites para o pré-registro online e depois exigem o comparecimento dos estudantes em suas unidades com a documentação necessária.
Veja também: Entenda como é computado o resultado do SiSU
É importante que o estudante acesse o site do SiSU e veja quais documentos são exigidos para a modalidade na qual foi aprovado, além de entrar na página da universidade e imprimir e preencher possíveis formulários complementares disponíveis. A ausência da documentação resulta na perda da vaga.
As instituições possuem autonomia para a realização de escalonamento da matrícula por cursos, separando-os por dias e horários. A existência de tal divisão pode ser conferida nos sites institucionais.
Lista de Espera
As inscrições para a Lista de Espera seguem até 17 de junho. O candidato só pode concorrer à vaga da sua primeira opção.
As convocações que serão feitas a partir do resultado da Lista de Espera são de responsabilidade exclusiva das instituições de ensino. Universidades e institutos federais postarão os nomes dos aprovados em seus respectivos sites e o cronograma também é definido pelos estabelecimentos educacionais.
SiSU 2016/2
A segunda edição do SiSU de 2016 ofereceu 56.422 vagas em cursos superiores gratuitos de 65 instituições de ensino. A seleção foi exclusiva para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. O resultado foi publicado na última segunda-feira (6).
O SiSU 2016/2 registrou 871.358 inscritos e 1.684.029 de inscrições. Os números foram inferiores ao mesmo período do ano passado, cuja edição contou com 1.192.622 inscritos que realizaram 2.302.722 inscrições.
O balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (6) mostrou que Minas Gerais contou com o maior número de inscritos, registrando 110.565. Na sequência estão o Rio de Janeiro (106.516) e São Paulo (91.575).