Listas de espera do ProUni e FIES 2019/2 estão abertas

Candidatos do ProUni devem manifestar o interesse na vaga. No Fies, é necessário acompanhar as convocações.
Em 15/07/2019 07h16 , atualizado em 15/07/2019 07h17 Por Giullya Franco

Crédito da Imagem: prouni e fies
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os candidatos que estão participando do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/2 podem se inscrever e acompanhar as listas de espera a partir desta segunda-feira, 15 de julho.

Participe da Lista de Espera do ProUni

O formato é diferente para os programas. Veja como vai funcionar a lista de espera do ProUni e do Fies:

ProUni

Para os candidatos inscritos no ProUni, programa que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino particulares, é necessário fazer a inscrição na lista de espera, pelo site oficial do ProUni. A manifestação de interesse deve ser feita até amanhã, 16 de julho.

Podem participar da lista de espera apenas os estudantes que se inscreveram no ProUni 2019/2, entre 11 e 14 de junho. É possível concorrer a vagas da primeira e segunda opção de curso. Veja as condições.

Primeira opção de curso

- Candidatos não pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas;
- Candidatos pré-selecionados na segunda opção de curso, mas reprovados por não formação de turma.

Segunda opção de curso

- Candidatos não pré-selecionados nas chamadas regulares por não ter fechado turma ou por não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso;
- Candidatos pré-selecionados na primeira opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.

A relação de quem demonstrou interesse será disponibilizada para as instituições de ensino a partir do dia 18 de julho. Os candidatos selecionados terão que comparecer, entre os dias 19 a 22 de julho, às faculdades para apresentar a documentação de comprovação das informações prestadas na inscrição.

Fies

Os inscritos na modalidade Fies Juros Zero que não foram selecionados na chamada regular já estão automaticamente na lista de espera e devem acompanhar as convocações até o dia 23 de agosto. Inscritos no P-FIES não participam da lista de espera.

Acompanhe a lista de espera do Fies

O candidato participante da lista de espera que for pré-selecionado deverá complementar sua inscrição no Site do Fies no prazo de três dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção.

Após a complementação, o candidato deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade e validar as informações em até cinco dias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O candidato também deve comparecer a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida para formalizar a contratação do financiamento.

Como foram o ProUni e FIES 2019/2

As inscrições no ProUni 2019/2 foram realizadas de 11 a 16 de junho e o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 169.226 bolsas de estudo, sendo 68.087 integrais e 101.139 parciais. O ProUni oferece bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou em colégios particulares com bolsa integral.

Bolsa integral: renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;

Bolsa parcial (50%): renda familiar mensal de até 2 salários mínimo por pessoa.

Saiba como funciona o ProUni

O Fies 2019/2 recebeu inscrições de 25 de junho a 1º de julho. O programa possui o Fies Fundo Garantidor (Juros Zero) para estudantes com renda familiar de até três salários-mínimos e com parcelas máximas de 10% da renda familiar e o P-Fies (Juros definidos pelos bancos) para estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos. A oferta do financiamento foi de 46.600 vagas para o Juros Zero e sem limites para o P-Fies.

Veja também como funciona o Fies

Ambos os programas exigem média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado a redação. No caso do ProUni 2019/2, apenas a edição de 2018 do Enem foi aceita. No FIES, as edições a partir de 2010.

ProUni e Fies juntos 

Os estudantes bolsistas parciais de 50% do ProUni também podem usar o Fies para custear os outros 50% da mensalidade. Para isso, a instituição e o curso para o qual o candidato foi contemplado com a bolsa parcial do Prouni precisa ter vagas para o financiamento e o estudante deve ser sido aprovado no processo seletivo do Fies.

Para mais informações acesse o Site do ProUni e o Site do Fies.