Fies 2019/2: inscrições terminam hoje (1º)

Programa é destinado aos candidatos que fizeram o Enem a partir de 2010. Resultado será informado dia 9 de julho.
Em 01/07/2019 00h05 Por Giullya Franco

Crédito da Imagem: fies
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Terminam nesta segunda-feira, 1º de julho, as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/2.

Faça sua inscrição no Fies 2019/2

O programa é destinado aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tiveram média de 450 pontos em todas as provas e nota acima de zero na redação.

Modalidades do Fies

Para participar do Fies os candidatos precisam se encaixar nos grupos de renda exigidos pelo programa, que é dividido em duas modalidades, o Fies Juros Zero e o P-Fies. Veja como funciona cada um deles:

  • Fies Fundo Garantidor - Juros Zero

Para estudantes com renda familiar de até três salários-mínimos.

Juros: Juros zero (com correção pela inflação)
Parcelas: Prestações máximas de 10% da renda familiar
Abrangência: Nacional
Manutenção: Tesouro Nacional
Vagas: 46.600

  • P-Fies - Juros definidos pelos bancos

Para estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos.

Juros: Definidos pelos bancos
Abrangência: Centro-Oeste, Nordeste e Norte (prioridades)
Manutenção: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento
Vagas: Sem limite de vagas

Como se inscrever no Fies 2019/2

As inscrições no programa são feitas através do Site do FiesSeleção. Veja o passo a passo de como de inscrever:

  • No Site do FiesSeleção o estudante clique em "Minha Inscrição" => "Primeiro Acesso";
  • Após o acesso, informe o CPF e data de nascimento e o sistema localizará o resultado do Enem. Se o candidato tiver a pontuação mínima exigida, será solicitada a criação de uma senha para acesso ao login e um e-mail pessoal, endereço que receberá o link de ativação da inscrição; 
  • No e-mail cadastrado chegará o link de ativação (verifique caixas de spam, quarentena ou similares). Siga as orientações do e-mail para a ativação da inscrição;
  • No Site do FiesSeleção, clique na opção "Já sou cadastrado", informe seu CPF e senha cadastrados e preencha os dados pessoais;
  • Preencha os dados dos membros da família e suas rendas na aba "Grupo Familiar". É preciso cadastrar o CPF de todos os familiares com mais de 14 anos. Se a pessoa não tiver renda ou estiver desempregado, preencha com R$ 0,00. 
  • Marque o grupo de preferência e escolha até 3 cursos que tenham vagas no Fies, levando em consideração o seu perfil e interesse.

Vagas

O Fies 2019/2 está oferecendo 46.600 vagas. Para preenchimento das vagas terão prioridade os cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior e as mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDMH), como Norte e Nordeste.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre as instituições, as que possuem nota 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) permanecem com a prioridade de atendimento pelo programa, ou seja, quanto maior a nota, maior será a oferta.

Resultado e Lista de Espera

A divulgação dos resultados será realizada no dia 9 de julho para as duas modalidades. Para o Fies haverá chamada regular e lista de espera. No P-Fies será apenas chamada única.

Os participantes que não forem convocados na chamada regular da modalidade Fies podem participar da lista de espera. A relação de candidatos disponíveis para convocação ficará disponível para as instituições de ensino entre os dias 15 de julho e 23 de agosto.

Para mais informações acesse o Site do Fies ou consulte o edital.