Inscrições para FIES 2018/1 são prorrogadas até sexta-feira (2)

A previsão é de que o resultado seja publicado no dia 5 de março.
Em 28/02/2018 00h10 , atualizado em 08/03/2018 16h09 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: fies
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) anunciou no final da tarde de hoje, 28 de fevereiro, que as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) do primeiro semestre de 2018 foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 2 de março. Os estudantes interessados devem preencher o formulário disponível no site do programa.

Inscreva-se aqui

Segundo o órgão, até as 17h de hoje o sistema havia registrado 387.488 inscrições concluídas e 427.431 inscrições em andamento.

Além das informações pessoais, o candidato deve fornecer informações do grupo familiar. Será necessário ainda que o estudante defina o grupo de preferência, que levará em consideração os seguintes itens: estado; município; nomenclatura do curso; conceito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); e área e subárea do conhecimento.

No ato da inscrição, o estudante deve indicar até três opções de cursos, em ordem de prioridade e pode alterar essas opções quantas vezes achar necessário até o fim do prazo de inscrições. Para fins de classificação será considerada a última alteração feita.

Acesse o FAQ do FIES

Critérios para inscrição

Entre os critérios previstos para se inscrever no Fies, é necessário que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010. A nota mínima exigida na prova do MEC é média acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação.

Outro fundamento para a seleção dos candidatos é a renda: estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos por mês podem se inscrever na FIES. No entanto, aqueles com rendimentos mensais de três até cinco salários somente poderão se inscrever na modalidade chamada de P-FIES.

Veja outros detalhes no Edital do Novo Fies.

Resultado e vagas

Para este ano, a expectativa do governo é oferecer 310 mil novas vagas, sendo 155 mil para o primeiro semestre. Do total de oportunidades para 2018, 100 mil delas são a juros zero, de acordo com a faixa em que o estudante se enquadrar. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O resultado deve ser publicado no dia 5 de março, em chamada única, com prazo entre os dias 6 e 30 do mesmo mês para a Lista de Espera do FIES. No caso dos estudantes inscritos pelo P-FIES a relação de selecionados deve ser publicada no dia 12 seguinte e não haverá Lista de Espera. 

Os selecionados deverão acessar o SisFies para concluir a inscrição e validar seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição para a qual foi convocado em até dez dias. Além disso, será necessário comparecer a um agente financeiro do FIES em até 20 dias com a documentação exigida e formalizar a contratação do financiamento.

Novo FIES

No final de 2017, o governo anunciou algumas mudanças no FIES, entre elas a criação duas faixas de financiamento, beneficiando grupos diferentes. Veja os detalhes de cada uma:

FIES
- 80 mil vagas para o primeiro semestre;
- Fonte de recurso: Tesouro Nacional;
- Juros zero com correção da inflação;
- Prestações máxima de 10% da renda familiar;
- Renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

P-FIES
- 75 mil vagas para o primeiro semeste;
- Fonte de recurso: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento;
- Juros de acordo com o banco em que o financiamento for fechado;
- Renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

Outra mudança adotada no programa foi o estabelecimento de critérios para a manutenção do subsídio. Veja os detalhes.