A edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferecerá 101.100 vagas para a sua versão digital. A quantidade é a mesma desde 2020, ano de estreia do novo formato, contrariando a proposta inicial de aumento gradativo das vagas.
Quando anunciou o Enem Digital, em julho de 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tinha como meta tornar o exame totalmente digital até 2026. Para isso, aumentaria gradativamente as vagas ano após ano, o que não aconteceu.
Veja como o Enem Digital foi anunciado em 2019:
Enem 2020: uma versão digital e uma tradicional (impressa), com 50 mil participantes e provas em 15 capitais
Enem 2021: duas edições digitais e uma impressa, com aumento de participantes e locais de provas
Enem 2022 a 2025: aumento gradativo até atingir quatro edições do Enem Digital, além de uma edição em papel (tradicional)
Enem 2026: quatro edições do Enem Digital, sem aplicação de prova impressa
Em abril de 2020, um mês antes de abrir as inscrições para o Enem, o Inep ampliou o número de vagas para 101.100 e estendeu a aplicação para todos os estados e o Distrito Federal, totalizando 110 cidades.
Falta de questões
Na época do anúncio do Enem Digital, o projeto apresentava uma prova com itens contendo vídeos, infográficos interativos e até games. No entanto, as questões não trouxeram nenhuma novidade. Nas duas primeiras edições do Enem Digital, as questões foram retiradas do antigo Banco Nacional de Itens. No Enem 2021 as questões e o tema da redação eram exatamente os mesmos da versão impressa.
Atualmente, o Banco Nacional de Itens do Enem está defasado. Por causa disso, coordenadores e diretores do Inep recomendaram a reutilização de questões já aplicadas em provas anteriores do Enem.
Procurado pelo Brasil Escola, o Inep ainda não respondeu sobre a manutenção das vagas do Enem Digital e a falta de questões para a prova.
Enem Digital
A versão digital do Enem é exclusiva e opcional para estudantes que estão no 3º ano do ensino médio ou já concluíram os estudos. Treineiros do Enem só podem fazer a prova tradicional.
No primeiro Enem Digital, em 2020, apenas 26,7 mil entre os 93 mil inscritos fizeram as provas - uma abstenção de 71,3%. No ano passado, a versão digital teve quase 69 mil inscrições confirmadas, mas somente 34 mil estudantes participaram das provas, uma abstenção de 50,1%.
Enem 2022
As inscrições para o Enem 2022 serão recebidas entre os dias 10 e 21 de maio, pela internet. A taxa continua em R$ 85. Em abril, estudantes puderam solicitar a isenção da taxa. O resultado já foi divulgado.
As provas impressas e digitais do Enem 2022 serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos. As duas versões terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais.