O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG) informou na última quinta-feira, 12 de novembro, que não irá aplicar provas presenciais para a seleção dos candidatos no primeiro semestre de 2021.
Devido à pandemia do coronavírus, a instituição resolveu modificar o formato do processo seletivo. A avaliação dos candidatos será feita por análise de currículo, no caso dos cursos técnicos; nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou Sistema de Seleção Unificada (SiSU), para os cursos de graduação.
Até o momento o instituto ainda não divulgou as datas das seletivas, mas a previsão é que o edital seja divulgado em dezembro a as inscrições tenham início de janeiro. O IF também informou que, como não haverá etapas presenciais, todas as seleções terão inscrições gratuitas.
No caso dos cursos de graduação do IF, os interessados poderão usar a nota do Enem de edições entre 2015 e 2019. Quem for fazer o Enem 2020 deverá aguardar o resultado para então concorrer às vagas pelo SiSU. Das vagas que forem oferecidas aos cursos de graduação, 70% serão destinadas ao Enem e 30% a quem concorrer pelo SiSU em 2021.
Cursos Técnicos e Pós-Graduação
A seleção para cursos técnicos (integrados, concomitantes e subsequentes) será feita por análise curricular do boletim escolar com as médias das notas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História do 8º ano do ensino fundamental.
Já nos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu a seleção será adaptada para a forma remota, de acordo com a coordenação de cada curso.
Para mais informações acesse o Site do IFSudesteMG.