Fies 2019/1: inscrições terminam hoje

A previsão é de que os resultados das duas modalidades do programa, Fies e P-Fies, sejam divulgados no dia 25 de fevereiro.
Em 14/02/2019 00h05 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Termina hoje, 14 de fevereiro, às 23h59, o prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/1. O período de cadastro começou no dia 7 de fevereiro.

Faça sua inscrição no Fies 2019/1

Para participar do Fies o candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, e ter obtido média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. O requisito é obrigatório para todas as modalidades do Fies (Fies Fundo Garantidor/Juros Zero e P-Fies).

Na inscrição do Fies ou P-Fies, os candidatos podem optar por até três cursos, levando em consideração o perfil do participante e suas preferências.

Saiba tudo sobre o Fies 2019/1

Inscrições Fies 2019/1

A inscrição do Fies 2019 é feita apenas pelo Site do FiesSeleção, a partir de login com CPF e senha. Veja os passos para se inscrever no programa:

1º: Acesse o Site do FiesSeleção e clique em "Minha Inscrição" => "Primeiro Acesso";

2º: Informe seu CPF e data de nascimento. O sistema encontrará o resultado do Enem e, caso o candidato tenha a pontuação mínima exigida, será solicitada a criação de uma senha para acesso ao login e um e-mail pessoal, endereço que receberá o link de ativação da inscrição;

3º: Acesse o e-mail cadastrado para consultar o link de ativação (verifique caixas de spam, quarentena ou similares). Siga as orientações do e-mail para a ativação de sua inscrição;

4º: Retorne ao Site do FiesSeleção, clique na opção "Já sou cadastrado" => informe CPF e senha cadastrados e preencha os dados pessoais;

5º: Preencha os dados dos membros da família e suas rendas na aba "Grupo Familiar". É preciso informar o CPF de todos os familiares com mais de 14 anos. Se a pessoa não tiver renda ou estiver desempregado, preencha com R$ 0,00.

6º: Selecione um grupo de preferência e escolha até 3 cursos que tenham vagas disponíveis pelo Fies 2019, levando em consideração o seu perfil e interesse.

Modalidades do Fies 2019/1

Fies Fundo Garantidor/Juros Zero

  • Oferta: 100 mil vagas para 2019
  • Quem pode: estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa
  • Juros: juros zero (com correção pela inflação)
  • Abrangência: nacional
  • Manutenção: Fundo Garantidor (Tesouro Nacional)
  • Quantidade de chamadas: uma chamada regular + lista de espera
  • Exige complementação online para os pré-selecionados? Sim, de 26 de fevereiro a 7 de março


P-Fies

  • Oferta: aproximadamente 450 mil para 2019
  • Quem pode: estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa
  • Juros: definidos pelos bancos parceiros
  • Abrangência: prioridade Centro-Oeste, Nordeste e Norte
  • Manutenção: Fundos Regionais 
  • Quantidade de chamadas: uma chamada regular, sem lista de espera
  • Exige complementação online para os pré-selecionados? Não

Cursos prioritários

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Ministério da Educação (MEC) definiu prioridades para a oferta de vagas pelo Fies 2019. Em relação aos cursos, as graduações prioritárias sofreram mudanças em relação ao último ano.

Regiões Prioritárias: Mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), como Norte e Nordeste. 

Cursos prioritários: Cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o equivalente a 60% das oportunidades.

Melhores Notas = Mais Vagas: O percentual de vagas varia de acordo com a pontuação que o curso tem em determinada instituição de ensino, nota definida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo os mais bem avaliados (nota 5) os cursos prioritários para o financiamento do Fies (Conceito 5: 35% das vagas, Conceito 4: 30% das vagas, Conceito 3: 25% das vagas, Cursos recém-autorizados: 10% das vagas).

Resultado do Fies

A previsão é de que os resultados das duas modalidades do programa, Fies e P-Fies, sejam divulgados no dia 25 de fevereiro. Os pré-selecionados no Fies Juros Zero terão que complementar as informações no site, de 26 de fevereiro a 7 de março, para que possam levar a documentação nas instituições de ensino. Já o P-Fies não conta com complementação de informações online.

Todos os pré-selecionados, independente da modalidade, terão que procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação. Posteriormente, os convocados terão 10 dias para procurar os bancos conveniados aos Fies e P-Fies para a contratação do financiamento.

Lista de Espera

A lista de espera será disponibilizada somente para a modalidade Fies Juros Zero, a qual contará com inscrições de 27 de fevereiro a 10 de abril. Os candidatos terão que acompanhar pelo site a pré-seleção para as vagas que ainda restarem e, após serem pré-selecionados, terão que comparecer à CPSA da instituição e, depois, ir ao banco para que o contrato seja fechado.

Para mais informações acesse o Site do Fies.