Enem 2023: resultado sairá daqui a 10 dias

Estudantes poderão ingressar em universidades com as notas do exame educacional
Em 06/01/2024 00h10 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O resultado do Enem 2023 sairá daqui a dez dias, em 16 de janeiro. A data foi confirmada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ontem, 5 de janeiro.

No dia do resultado, os estudantes terão acesso às notas de todas as cinco provas do Enem 2023. Mas, o espelho da redação e as notas dos treineiros somente serão divulgados em março.

Com as notas do Enem 2023 em mãos, os participantes poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições para o programa do Ministério da Educação (MEC) poderão ser feitas de 22 a 25 de janeiro.

Confira o Edital e vagas do SiSU 2024

Algumas universidades já informaram quantas vagas vão oferecer no SiSU 2024. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a que terá mais chances: mais de 9,2 mil vagas.

Ainda com as notas do Enem, os estudantes poderão participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas de estudo em universidades particulares, e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que conta com financiamentos em universidades privadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como foi o Enem 2023?

O primeiro dia do Enem 2023, cujas provas foram realizadas no dia 5 de novembro de 2023, contou com 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Alunos consideraram a prova cansativa por ter muitos textos.

Os inscritos também produziram uma redação com o tema: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Leia também: Especialistas em educação elogiaram a prova do 1º dia do Enem 2023

No segundo dia do Enem 2023, os estudantes responderam 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. No geral, participantes consideraram a prova mais fácil do que a do primeiro dia.

A reaplicação do Enem 2023 ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembro. As provas tiveram o mesmo formato que as provas regulares. Já o tema da redação foi: "Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil".

Para mais detalhes, acesse o Edital.