Enem: saiba quais programas do MEC usam nota do exame educacional

Cada programa tem a sua particularidade. Estudante deve verificar qual é melhor para sua situação.
Em 08/01/2024 17h47 , atualizado em 08/01/2024 18h02 Por Silvia Tancredi

Estudante morena com cabelos crespos sorrindente e sentada com notebook na mão. Na imagem está escrito: quais programas do MEC usam notas do Enem?
Três programas do MEC usam notas do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

SiSU, ProUni e Fies. Estes são os três programas do MEC que usam as notas do Enem para avaliar se os candidatos estão aptos a ingressar em universidades. Mas, como é cada programa?

Cada um dos três programas do Ministério da Educação (MEC) que aproveitam as notas do Enem tem a sua particularidade. Por isso, é importante conhecer cada um deles e verificar se é a melhor forma de ingresso ao ensino superior.

Programas do MEC que usam notas do Enem

O MEC conta com três opções de programas de acesso à educação superior onde é possível usar as notas do Enem:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU);

  • Programa Universidade para Todos (ProUni);

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Saiba mais sobre cada programa:

SiSU 

=>O que é? O SiSU é um programa que oferece vagas em instituições de ensino públicas, tais como universidades federais, universidades estaduais, centros tecnológicos, entre outros.

=Quem pode participar? Todos os estudantes podem participar, mas é necessário ter feito o Enem da edição anterior, no caso o Enem 2023, e não ter zerado a redação.

Leia também: MEC publica Edital, datas e vagas do SiSU 2024

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

ProUni

=>O que é? O ProUni é um programa que disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino particulares.

=Quem pode participar? Todos os estudantes podem participar, mas há critérios de preferência para ganhar a bolsa de estudo. Além disso, o aluno precisa ter feito o Enem e ter obtido notas acima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Saiba mais: ProUni 2024 terá mais vagas para cursos de Medicina e Direito

Fies

=>O que é? O Fies conta com financiamentos em universidades particulares.

=Quem pode participar? Podem participar estudantes com renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa (per capita). Também é necessário ter feito o Enem a partir de 2010 e ter média acima de 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Confira se vale a pena fazer o Fies