Whatsapp
Em 08/06/2022 08h00 , atualizado em 08/06/2022 09h23

Enem 2022: resultado dos pedidos de atendimento especializado é publicado

Notícias

Estudantes cujos pedidos não foram atendidos podem entrar com recurso até 12 de junho Por Silvia Tancredi
Enem 2022
Enem 2022
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) soltou hoje, 7 de junho, o resultado das solicitações de atendimento especializado no Enem 2022. Os estudantes podem consultar o resultado na Página do Participante.

Quem teve o pedido negado pode entrar com recurso até o dia 12 de junho, também pela Página do Participante. O resultado dos pedidos será divulgado no dia 22 deste mês.

O recurso deve informar nome completo do participante; diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente. O documento deve ser anexado na Página do Participante, em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

Puderam solicitar atendimento especializado no Enem gestantes e lactantes; idosos; pessoas em classe hospitalar e pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, entre outras.

Nome social

O participante transexual, travesti ou transgênero que quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Os estudantes que não têm nome social cadastrado na Receita Federal também podem solicitar o tratamento no Enem 2022 entre os dias 23 e 28 de junho. O resultado preliminar sairá em 5 de julho e o final, no dia 15 seguinte.

Veja como solicitar atendimento pelo nome social no Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

Os inscritos farão as provas do Enem 2022 em dois domingos consecutivos, nos dias 13 e 20 de novembro em várias cidades do Brasil. Haverá opção de fazer testes impressos e digitais.

A única diferença entre as provas impressas e digitais é que, no último estilo de exame, os inscritos farão os testes objetivos no computador. A redação deve ser escrita à mão.

A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.

Veja abaixo a distribuição das provas:

=>13/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens

=>20/11, das 13h às 18h30:  45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza

Saiba como fazer a redação do Enem

Assim como na última edição do Enem, nesta também foram oferecidas 101.100 vagas para estudantes que optaram por fazer provas no formato digital. 

A quantidade de vagas do Enem Digital 2022 é a mesma desde 2020, ano de estreia do formato de provas pelo computador, contrariando a proposta inicial do Ministério da Educação (MEC) de que haveria aumento gradativo das vagas.

Por que fazer o Enem?

Hoje, o principal motivo para fazer o Enem é usar as notas para ingressar em instituições de ensino superior. Algumas delas realizam vestibulares específicos que aceitam o desempenho do exame educacional.

O Ministério da Educação (MEC) conta com três programas de acesso a universidades. Confira:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU): vagas em instituições de ensino públicas

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo em universidades particulares

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamentos em instituições privadas

Estude para o Enem 2022 no Brasil Escola

Faltam menos de cinco meses para o Enem 2022. A dica é estudar para as provas aqui no Brasil Escola. Você pode revisar os temas de todas as disciplinas do ensino médio, como História e Biologia, por exemplo, e fazer o simulado específico do Enem.

Leia também: como montar um plano de estudos para o Enem

Também é interessante conhecer como é o exame educacional. Você pode analisar e resolver as provas anteriores do Enem. Outra opção é ler as dicas para se dar bem antes, durante e depois do maior exame do Brasil.

Aproveite também para assistir às videoaulas da nossa equipe de professores no canal do Brasil Escola no YouTube e para acessar as nossas redes sociais: Instagram e Twitter.

Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2022 impresso e o Edital do Enem 2022 digital.

Relacionados
Entenda o Atendimento Especializado no Enem, saiba quem pode solicitar o benefício e quando requerer as adaptações para o exame.
O Enem 2022 registrou 3.396.597 inscrições confirmadas. Um crescimento de 9,2% em relação ao Enem 2021, que teve a menor participação da história.
Estudantes que se inscreveram no Enem 2022 têm somente até esta sexta-feira, 27 de maio, para pagar a taxa de inscrição do exame educacional no valor de R$ 85.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES