Enem 2021: atraso na divulgação dos dados finais completa um mês

Alguns servidores entregaram seus cargos no final do ano passado, mas Inep não confirmou se este é o motivo do atraso.
Em 10/03/2022 11h21 , atualizado em 10/03/2022 11h21 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: Brenda Rocha - Blossom / Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

No dia 9 de fevereiro foi divulgado o resultado do Enem 2021. Em todas as edições, os dados consolidados do Exame Nacional do Ensino Médio foram publicados junto ao resultado, mas isso não aconteceu esse ano.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou as notas máximas e mínimas de cada prova do Enem 2021, assim como a quantidade de redações nota 1.000, redações anuladas e motivos, números finais de presentes e faltosos, participantes eliminados, entre outros dados.

Leia: Dicas de estudantes nota 1000 na redação do Enem 2021

O Brasil Escola entrou em contato cinco vezes com o Inep desde a divulgação do resultado do Enem 2021. A única resposta foi obtida no dia 14 de fevereiro, quando a informação era de que os dados seriam divulgados nos “próximos dias”. Leia a resposta do Inep:

Os resultados individuais do Enem 2021 foram disponibilizados, na Página do Participante, em 9 de fevereiro de 2022. Os dados finais da aplicação e as médias de desempenho em cada área do conhecimento serão divulgados pelo Inep nos próximos dias. Mais informações oficiais sobre o Enem podem ser visualizadas no portal do Instituto, em gov.br/inep. O balanço informado também será disponibilizado no endereço eletrônico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Crise no Inep e MEC

Em novembro do ano passado, ao menos 30 servidores do Inep entregaram seus cargos. Segundo apuração do UOL, 27 servidores atuavam diretamente com o Enem e 22 deles eram coordenadores. 

Os servidores alegaram que o presidente do Inep, Danilo Dupas, não tem tomado decisões técnicas. Além disso, de acordo com apuração do UOL, pesam contra o presidente supostos casos de assédio moral. Os servidores também relataram que Dupas teria tentado interferir no banco de questões do Enem.

No mês passado, 11 consultores jurídicos do Ministério da Educação (MEC) entregaram seus cargos após insatisfação com postura adotada pelo ministro Milton Ribeiro. Eles denunciam que o ministro estaria tentando beneficiar empresas e faculdades particulares em detrimento do interesse público.