Enem 2020: resultado do atendimento especializado e nome social está disponível

Participantes que não tiveram as solicitações aceitas ainda podem apresentar recursos. Datas das provas seguem indefinidas.
Em 12/06/2020 09h17 , atualizado em 12/06/2020 13h22 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os participantes que solicitaram o atendimento especializado e o tratamento por nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 já podem consultar o resultado nesta sexta-feira, 12 de junho.

Veja o resultado da solicitação

A consulta é individual, na Página do Participante, e quem não teve a solicitação aceita pode entrar com recursos entre os dias 15 e 19 de junho para as duas situações. O resultado do recurso será liberado pelo Inep no dia 25 de junho.

Como funciona o atendimento por nome social?

O participante travesti e transexual que deseja ser tratado com o nome social no dia da prova do Enem se inscreve no exame com o nome civil e, posteriormente, faz a solicitação para que o nome social possa ser utilizado nas listas de salas. Também é possível que o participante escolha entre a utilização dos banheiros femininos e masculinos.

Para atender a solicitação o Inep solicita que o participante faça o envio de alguns documentos de identificação e fotos atuais, além do preenchimento de um formulário.

Saiba mais sobre o atendimento por nome social

Como funciona o atendimento especializado?

O atendimento especializado é destinado às pessoas com surdocegueira, deficiência auditiva, baixa visão, deficiência física, autismo, discalculia, cegueira, surdez, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.

Esses participantes têm direito aos recursos de acessibilidade, como: guia-intérprete, prova em braile, prova ampliada, sala de fácil acesso, auxílio para transcrição, mesa e cadeira sem braços e tempo adicional de uma hora nos dias da prova.

Os participantes também têm direito ao atendimento específico, destinado às grávidas, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar entre outros, que poderão receber auxílio no dia das provas ou provas nas unidades de saúde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para o atendimento das duas situações o Inep também exige que os participantes enviem documentos comprobatórios durante o período de solicitação.

Saiba mais sobre o atendimento especializado e específico

Enem 2020

O Enem 2020 recebeu 6.121.363 inscrições, sendo 6.020.263 para a versão impressa e 101.100 para a versão digital. Os dados foram divulgados pelo Inep no dia 28 de maio. O número de inscritos é o menor desde 2010 e ainda deve diminuir após as agências bancárias terminarem o registro do pagamento da taxa de inscrição, que teve o prazo ampliado até a última quarta-feira, 10 de junho.

Entretanto, em consequência da pandemia do coronavírus o Enem 2020 vem passando por muitas alterações no cronograma e as datas de provas continuam sem definição.

A expectativa era que a aplicação das provas na versão impressa e digital fossem realizadas em novembro, mas as datas foram suspensas.

Na quarta-feira, 10 de junho, o Inep informou que fará, entre os dias 20 e 30 de junho, uma enquente com os participantes para a definição das datas de provas. Segundo o Inep, os estudantes terão três opções de datas para votar, considerando o adiamento das provas em 30, 60 ou 180 dias das datas inicialmente previstas em edital.

Mais: Saiba tudo sobre as mudanças no Enem 2020

Para mais informações acesse a Página do Enem 2020 no Brasil Escola.