Enem 2018: Inep desmente fake news e confirma provas para 4 e 11 de novembro

Boatos circularam pela internet informando que o exame havia sido adiado.
Em 30/10/2018 18h43 , atualizado em 31/10/2018 14h48 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um comunicado na tarde desta terça-feira, 30 de outubro, alertando os participantes sobre notícias falsas que informam suposta mudança na data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. As provas estão mantidas para os dias 4 e 11 de novembro.

Veja também: estudantem contam o que fazem na semana do Enem 2018

O Inep aproveitou para dar recomendações para os 5,5 milhões de participantes do Enem 2018. Confira:

=> Confira todo o Cartão de Confirmação: não deixe para acessar o Cartão de Confirmação na última hora, já que o site pode sobrecarregar. Veja o seu local de prova e confira se os dados de realização da prova como a língua estrangeira estão corretas. Se houver algum erro, ligue para 0800 616161. Não é obrigatório levar o cartão impresso, mas o Inep recomenda seu uso para encontrar as salas de provas.

=> Conheça seu local de prova: saber onde será a prova, quais os possíveis trajetos e linhas de ônibus disponíveis no domingo diminuem as chances de atrasos. 

=> Preste atenção no horário: os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília), enquanto as provas começarão às 13h30. Como o próximo domingo (4) também é o início do Horário de Verão, é importante que o estudante veja se haverá o adiantamento em uma hora no seu estado, além de verificar o fuso-horário do local (para os estados que não seguem o horário de Brasília).

=> Separe os itens obrigatórios: é obrigatório estar com documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente). Serão aceitos os documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação e identidade funcional.

=> Demais itens devem ser lacrados: itens como celulares, chaves e moedas devem ser guardados na embalagem que o fiscal de sala dará na entrada da prova. O participante terá que colocar o recipiente embaixo da cadeira e não poderá mexer no material até o fim do exame. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

=> Alimentos e água: este ano ouve uma mudança no condicionamento dos alimentos, eles deverão estar na embalagem original. Os ficais poderão pedir para verificar o conteúdo a qualquer momento, por isso, o Inep recomenda que sejam alimentos de fácil manuseio. Outra dica é não exagerar no consumo para não passar mal durante a prova, mas lembre-se de ficar hidratado durante o exame.

=> Confira os dados da prova: Quando pegar o caderno de provas e a folha de respostas, verifique todas as informações pessoais. Se houver algum erro, chame o fiscal e informe. 

=> Não desrespeite os Direitos Humanos: Desrespeitar os Direitos Humanos na redação resulta na perda de 250 dos mil pontos possíveis. Confira a Cartilha da Redação do Enem.

Veja também: Democracia - os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Como será o Enem?

O primeiro domingo do Enem será composto por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da Redação. Os participantes terão 5h30 para a realização das provas. 

O segundo dia do Enem, em 11 de novembro, será constituído de 45 perguntas objetivas de Ciências Humanas e 45 de Matemática, sendo 5h de exame. 

Os gabaritos oficiais serão liberados em 14 de novembro, sem possibilidade para recursos. O resultado do Enem sairá até o dia 18 de janeiro de 2019. 

Correção Comentada Brasil Escola

O Brasil Escola fará a correção comentada do Enem 2018 nos dois dias de prova, sempre ao término do exame. Em parceria com o colégio Oficina do Estudante, o gabarito extraoficial será liberado com a resolução das questões, em tempo real, pelas redes sociais e no nosso site.