Topo
pesquisar
Em 02/06/2015 13h41, atualizado em 02/06/2015 14h03

Enem 2015 registra menos inscritos em relação à última edição

Notícias

Em seu 9º dia de inscrições, o Inep contabilizou 4,4 milhões, número inferior ao 8º dia em 2014. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem apresentado um número inferior de inscrições em comparação ao Enem 2014. Em balanço divulgado em sua página no twitter (foto) na manhã desta terça-feira, 2 de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que foram registrados 4,4 milhões de inscritos no 9º dia, contra os 4,5 milhões do 8º dia do ano passado. 


Inep divulga diariamente o balanço de inscrições do Enem

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) para o Enem 2015 é 9 milhões de inscrições confirmadas, número que pode não ser atingido, uma vez que o prazo se esgota na próxima sexta-feira, 5 de junho, e a participação está inferior ao mesmo período da edição de 2014. 

Confira o passo a passo da inscrição no Enem 2015

A estimativa do MEC está relacionada ao aumento de inscritos ao longo dos anos, desde a reformulação da prova em 2009. O Enem 2013, por exemplo, contou com 7,834 milhões de inscritos, enquanto a edição de 2014 registrou 9,519 milhões, destas, mais de 8,7 milhões tiveram confirmação, o que inclui os pagamentos feitos e as isenções de taxa.

Um dos possíveis motivos que pode estar inibindo a participação dos candidatos é o aumento da taxa de inscrição. Pelas redes sociais, estudantes reclamam do valor, que subiu de R$ 35 para R$ 63 depois de 11 anos. Alguns estudantes que fariam a prova apenas como treineiro, ou seja, sem pretenção de acesso ao ensino superior ou certificação do ensino médio, podem ter desistido de participar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar do aumento da taxa de inscrição, o Enem continua concedendo isenção para estudantes concluintes do Ensino Médio na Rede Pública e participantes de baixa renda. Os alunos isentos que não comparecerem às provas e decidirem se inscrever nas próximas edições terão o benefício cancelado. A medida pretende diminuir o prejuízo com os chamados "faltosos", já que os beneficiados com a gratuidade representaram 65% das abstenções em 2014. 

Saiba como pedir a isenção da taxa do Enem 2015

Enem

O Enem é utilizado de forma integral ou parcial em seleções de todo o país. O seu uso como porta de entrada no Ensino Superior de forma mais abrangente é através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), método que substitui o Vestibular de instituições públicas. Outras iniciativas do Governo Federal que têm o Exame como pré-requisito de participação são o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas em instituições particulares, além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Por Lorraine Vilela 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola