Enem 2015 registra 8,4 milhões de inscritos

Balanço divulgado pelo MEC mostra número inferior à edição de 2014.
Em 09/06/2015 15h36 , atualizado em 09/06/2015 16h45 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 registrou 8.478.096 inscritos, número 10,67% inferior ao ano de 2014, edição que contou com 9,519 milhões de inscrições, das quais mais de 8,7 milhões tiveram confirmação. O balanço final foi anunciado pelo Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, em entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira, 9 de junho.

Confira o balanço do MEC

O prazo para o pagamento da taxa de R$ 63 se encerra às 21h59 desta quarta-feira, 10 de junho. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o período para confirmação da inscrição é de até cinco dias úteis (lembrando que não estão inclusos feriados, sábados e domingos). É importante que o participante guarde o comprovante bancário. 

Balanço

A expectativa inicial do MEC era de 9 milhões de inscrições confirmadas, contando pagamentos feitos e participantes isentos. No entanto, já se sabe que o número será menor do que o esperado, devido à quantidade de inscritos divulgada pelo órgão. O balanço das participações confirmadas pode ser divulgado na próxima segunda-feira, 15 de junho.

A estimativa do Ministério levou em conta o aumento gradativo apresentado desde a reformulação do Enem, a qual foi realizada em 2009. Em 2013, por exemplo, o exame contou com 7,834 milhões de inscritos, enquanto a edição de 2014 registrou 9,519 milhões. O ministro Renato Janine afirmou que o MEC vai estudar os motivos que levaram à queda no número de inscritos.

Houve um aumento no número de inscrições de estudantes que concluem o Ensino Médio em 2015, passando de 18,5% para 19,6%. Também cresceu a quantidade de inscritos que já concluiram os estudos (58,6% para 59%).

No entanto, houve uma queda no percentual de inscritos que concluirão o Ensino Médio após 2015, os chamados "treineiros", passando de 16,5% para 15,3%, assim como a quantidade de participantes que não estão estudando no momento, de 6,4% para 6%.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A queda na quantidade de inscrições tem como principal motivo a diminuição do número de inscritos como treineiros.

Provas

O Enem 2015 será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, a partir das 13h30. A edição deste ano chega com a novidade no horário de aplicação do exame, o qual apresentará um intervalo de 30 minutos entre o fechamento dos portões, que será às 13h, e o início das provas. A medida tem como objetivo dar mais tempo para os procedimentos de segurança e para que todas as instruções necessárias. 

Os malotes com as provas serão abertos apenas no momento da aplicação do exame e na presença de todos os estudantes. O objetivo é evitar o vazamento de questões da prova como foi registrado em 2014, quando estudantes receberam o tema da Redação pelo celular, momentos antes do Enem.

O primeiro dia do Enem, que terá 4h30 de duração, será composto por 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, as provas serão constituídas de 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da Redação, em um total de com 5h30.

Os gabaritos serão publicados em até três dias após a realização das provas. O resultado está previsto para antes do Natal.

Enem

O Enem é utilizado como forma de ingresso em diversas instituições do país, seja parcialmente ou de forma integral. Sua utilização como processo seletivo mais abrangente é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No entanto, o exame é requisito para iniciativas como o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que oferece bolsas parciais e integrais, além do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Veja também: Ministro da Educação confirma segunda edição do Fies para 2015
Leia ainda: Inscrições do ProUni 2015/2 começam dia 16 de junho

Por Lorraine Vilela