Topo
pesquisar
Em 17/01/2019 10h16, atualizado em 17/01/2019 10h22

É amanhã! Saiba como acessar o resultado do Enem 2018

Notícias

Notas do Enem 2018 serão publicadas nesta sexta-feira, 18 de janeiro, na Página do Participante. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

Falta apenas um dia para o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. As notas serão liberadas nesta sexta-feira, 18 de janeiro, na Página do Participante e, como já é tradição, o Brasil Escola divulgará o resultado no momento em que a pontuação sair, por isso, acompanhe o nosso site e redes sociais para acessar seu desempenho em tempo real!

Tire todas as dúvidas sobre o Enem

O resultado do Enem 2018 que será liberado a partir desta sexta-feira (18) contará apenas com as notas dos estudantes que já concluíram o ensino médio até o final de 2018. Os alunos das outras séries do ensino médio que fizeram as provas apenas como treineiros só terão acesso ao desempenho em março.

Na véspera do resultado do Enem 2018, milhões de estudantes ficam ansiosos para saber se saíram bem nas provas. Se você é um deles, alguns passos podem lhe preparar para quando as notas forem divulgadas. Confira!

Como acessar o resultado do Enem 2018

O resultado do Enem 2018 sairá na Página do Participante, a qual é localizada no site do exame. O acesso é exclusivo do estudante e pode ser feito somente com o preenchimento do login com CPF e senha, além de marcar a figura solicitada pela página. 

Como recuperar a senha do Enem 2018

É comum esquecer a senha de acesso ao site do Enem 2018. Fique calmo (a)! Siga os passos abaixo para recuperá-la e acessar suas notas:

1 - Preencha o campo correspondente ao CPF e assinale a figura solicitada na Página do Participante. Após o preenchimento, clique em "Esqueci minha senha". 

2 - Na nova tela, veja se seu e-mail está correto, marque a figura solicitada e clique em "Enviar nova senha por e-mail". 

3 - Pronto! Confira se a senha foi encaminhada para o seu e-mail (veja também a lixeira/caixa de spam). Para mudar a senha, faça o login com a nova senha que você recebeu e escolha uma nova na parte de dados pessoais. 

Se você não tiver acesso ao e-mail cadastrado, é necessário clicar em "Não tenho acesso a este e-mail" para abrir uma página com o número do celular cadastrado, número para onde a nova senha será enviada por SMS. Se o seu número de telefone não é mais o mesmo, clique em "Não tenho acesso a este telefone celular" para ser redirecionado para a página de atualização de dados de contato, na qual deverá assinalar "Salvar novos dados de contato e enviar nova senha".

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

SiSU, ProUni e Fies

A pontuação do Enem é a porta de entrada para a maior parte das instituições de ensino superior do país. É possível fazer faculdade com a nota do Enem pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Cada forma de ingresso tem suas regras e datas definidas, confira!

SiSU 2019/1

O SiSU 2019/1 é o sistema de seleção que substitui os vestibulares de universidades, institutos e centros federais tecnológicos, dando acesso ao ensino superior gratuito do país. O processo seletivo é exclusivo pela nota do Enem 2018. 

Saiba como funciona o SiSU e tire suas dúvidas 
 
As inscrições do SiSU serão realizadas de 22 a 25 de janeiro, ocasião em que o estudante poderá escolher até duas opções de curso e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência). Os aprovados na chamada regular do SiSU serão conhecidos no dia 28 seguinte, enquanto a manifestação da lista de espera será de 28 de janeiro a 4 de fevereiro. 

ProUni 2019/1 

O ProUni 2019/1 oferecerá bolsas de 100% ou 50% em universidades e faculdades particulares. O estudante precisa ter feito Enem 2018 e alcançado média de 450 pontos e nota acima de zero na redação para concorrer, além de preencher pré-requisitos de renda e escolaridade. Confira todas as regras do ProUni. 

Saiba como calcular a média do Enem 2018

As inscrições do ProUni serão feitas de 29 de janeiro a 1º de fevereiro. O programa terá duas chamadas regulares: 4 e 18 de fevereiro. A manifestação pela lista de espera poderá ser feita em 7 e 8 de março. 

Fies 2019/1

O Fies 2019/1 é a forma de financiar as mensalidades dos cursos de instituições particulares com a nota do Enem. São aceitas as edições de 2010 a 2018 do exame e é preciso ter média de 450 pontos e nota acima de zero na redação para participar, além de atender a pré-requisitos de renda e escolaridade.

As inscrições do Fies serão recebidas de 5 a 12 de fevereiro e o resultado será publicado no dia 18 seguinte. O financiamento conta com duas opções, sendo o Fies tradicional (juros zero para renda de até 3 salários mínimos por pessoa da família) e o P-Fies (renda de até 5 salários mínimos por pessoa da família e juros definidos pelos bancos). 

Ficou com alguma dúvida? Acesse o especial do Enem 2018 no Brasil Escola e boa sorte!

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola