Whatsapp
Em 07/05/2012 16h59 , atualizado em 07/05/2012 17h01

Correções das redações do Enem 2012 devem seguir critérios mais objetivos

Notícias

Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciar em fevereiro que estuda alterar o processo de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agora foi a vez do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmar que os critérios das correções das redações devem mudar. 

De acordo com o ministro, as correções precisam ser mais rigorosas e objetivas. “Nós estamos trabalhando fortemente para ter uma matriz de correção que dê bastante segurança em relação à objetividade, porque texto sempre tem alguma subjetividade. Vamos aumentar o rigor da correção para dar objetividade, critérios bem definidos e bastante segurança ao aluno”, disse Aloizio Mercadante em evento no Rio de Janeiro.

A intenção do Ministério da Educação (MEC) é adotar os novos critérios a partir do Enem 2012, que será realizado nos dias 03 e 04 de novembro. "Estamos discutindo todas as alternativas, partindo das experiências internacionais para criar uma metodologia que seja bastante objetiva em relação aos critérios, isto é, que os alunos saibam quais são os critérios de correção da prova para ele poder ter segurança na redação que ele vai fazer. E que, quando houver divergência entre os avaliadores, a arbitragem seja muito eficiente", comentou o ministro Aloizio Mercadante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, a redação do Enem é corrigida por dois corretores que dão notas de 0 a 1.000. Caso a diferença entre as notas seja maior que 300 pontos, um corretor com mais experiência avalia o texto e dá a nota. O Inep estuda diminuir essa diferença de pontos para acionar um terceiro corretor e até implantar uma banca formada por três corretores para avaliar essas correções com notas bem diferentes.

Inscrições

Na semana passada, o Vestibular Brasil Escola entrou em contato com o Inep para saber quando serão abertas as inscrições para o Enem 2012, mas a Assessoria de Imprensa do órgão disse que ainda não há previsão. No ano passado, as inscrições para o Enem 2011 abriram em 23 de maio.

Por Adriano Lesme
*com informações da Agência Brasil
 

Relacionados
Envolvidos são duas representantes do Inep, uma da Cesgranrio e dois do Colégio Christus.
Aprenda como fazer a redação do Enem. Conheça as características da redação do Enem, sua estrutura, a correção, últimos temas da redação do Enem, além de dicas para a prova.
Documento contêm detalhes das informações divulgadas ontem pelo ministro da Educação.
Terceiro corretor pode ser substituído por uma banca de três corretores especialistas.
Edital com período de inscrições e regras do exame será publicado na sexta-feira.
Quem fez pelo menos um dos últimos três exames podem se inscrever até as 16h.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES