Whatsapp
Em 28/02/2012 16h43 , atualizado em 28/02/2012 17h00

Inep estuda alterar processo de correção das redações do Enem

Notícias

Terceiro corretor pode ser substituído por uma banca de três corretores especialistas. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), através de contato feito pelo Vestibular Brasil Escola, confirmou que estão sendo realizados estudos para alterar o processo de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), alvo de críticas constantes.

Segundo a assessora de imprensa do Inep, Cristina Ruas, entre as propostas está a implantação de uma banca formada por três corretores para avaliar as correções com diferença de mais de 300 pontos. Até o Enem 2011, um corretor especialista era chamado para dar a nota final caso houvesse essa diferença entre as notas dadas pelos dois corretores.

Outro ponto que está sendo analisado é exatamente essa diferença de pontos para solicitar a avaliação da banca. Existe uma proposta para diminuir a margem, mas ainda não se sabe para quanto. A assessora Cristina Ruas fez questão de afirmar que nenhuma mudança foi aprovada ainda, ao contrário do que foi divulgado em alguns veículos de imprensa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Oficinas

Até sexta-feira, 02 de março, o Inep está realizando uma oficina com professores credenciados de 24 instituições públicas de ensino superior para elaborar e rever questões que farão parte do Banco Nacional de Itens (BNI), do qual são retiradas as questões do Enem. O objetivo é ampliar o número de questões para possibilitar a aplicação de duas edições do exame por ano.

No final de janeiro deste ano, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que haverá duas edições do Enem em 2013, uma em cada semestre. A expectativa era que houvesse dois exames já neste ano, mas o Enem de abril foi cancelado em virtude do vazamento de questões do pré-teste e questionamentos judiciais sobre a correção do exame, principalmente em relação à redação.

Veja também:
A redação do Enem
Simulado Enem

Por Adriano Lesme

Relacionados
Ministro da Educação quer critérios bem definidos e bastante segurança ao aluno.
MPF-CE quer que as notas do Enem não sejam usadas, devido ao vazamento de questões.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES