Continuam neste domingo as provas da edição 2014 do Enem

Hoje é o dia da redação. Exame acontece em quase 1.700 cidades pelo Brasil.
Em 09/11/2014 00h10 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje, 9 de novembro, acontece o segundo e último dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. Neste domingo os testes serão das 13h às 18h30 e terão uma hora a mais em razão da redação. Os portões estarão abertos das 12h às 13h.

Recomenda-se chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência. Os horários são referentes a hora de Brasília, assim os candidatos das cidades que não seguem o horário de verão devem ficar atentos ao fuso horário. Este ano os exames estão sendo realizados em 1.699 municípios.

Além de elaborar a redação, nesta tarde os participantes precisam responder a 45 perguntas de múltipla escolha sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões acerca de Matemática e suas Tecnologias (matemática).

Deve-se estar munido com um documento de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O porte do Cartão de Confirmação de Inscrição, com o local das provas, não é obrigatório, mas ele pode ajudar a esclarecer dúvidas.

É preciso marcar a cor do caderno recebido e escrever a frase solicitada no espaço indicado, sem isso a prova é considerada inválida e zerada. O uso de detectores de metal na revista dos candidatos no ingresso aos locais é uma novidade desta edição. O objetivo é evitar fraudes eletrônicas.

O Vestibular Brasil Escola, juntamente com o Cursinho Oficina do Estudante, irá disponibilizar a correção comentada das provas através desta página a partir das 19h30. O gabarito oficial do exame está previsto para ser publicado até a próxima quarta-feira, 12 de novembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Seleção

Neste sábado, 8 de novembro, das 13h às 17h30, os testes foram compostos por 45 questões de múltipla escolha acerca de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química).

Todos os candidatos sabadistas, que ontem precisaram aguardar até a noite para responderem ao exame, hoje o fazem no mesmo horário que os demais concorrentes. A função do Enem é a avaliação do desempenho escolar ao final do Ensino Médio.

Porém, devido a importância da prova opções como o acesso à universidade pelo SiSU, à cursos técnicos com o Sisutec, bolsas de estudo com o ProUni, certificação do Ensino Médio, participação no programa Ciências sem Fronteiras, financiamento estudantil com o Fies e agora a seleção para universidades em Portugal também são utilizadas.

Dúvidas podem ser esclarecidas ao abrir uma demanda nesta página ou por meio de contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800 616161. Destalhes estão disponíveis no Edital, que também possui uma versão na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Por Dayse Luan