Faltando menos de uma semana para a edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Vestibular Brasil Escola conversou com a professora de redação do Cursinho e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, Ednir Melo Barbosa, sobre os possíveis temas da prova dissertativa do maior exame educacional do país.
Acesse as Dicas de Linguagens, Códigos e Redação para o Enem
Segundo Ednir, a redação do Enem geralmente cobra temas cotidianos, sociais e problemas encontrados na sociedade que precisam de solução prática. Neste sentido, cinco hipóteses estão sendo trabalhadas pela profissional no pré-vestibular. São elas:
1. Crise Hídrica
2. Participação do jovem na política (nas manifestações e como eleitor)
3. Destino do lixo e reciclagem
4. Problema energético, energias alternativas
5. Mobilidade urbana
O último assunto, inclusive, foi cobrado na prova de redação da 1ª fase do Vestibular 2014 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em outros processos seletivos importantes do país, contudo, ainda não apareceu no Enem. A professora ressalta que a proposta de intervenção tem que ser positiva, prática, viável e concreta.
“Se for propor algum investimento, por exemplo, o participante tem que mostrar como conseguir recursos e pôr em prática a proposta”, destaca Ednir. Além disso, os participantes precisam tomar cuidado para não ferir os Direitos Humanos nos seus argumentos e ter sua prova zerada.
Confira os cuidados para não zerar a redação do Enem
A Redação
A prova de Redação será aplicada no dia 9 de novembro, junto às 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Matemática. Neste dia, a seleção acontece das 13h às 18h30. Os candidatos deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo de, no mínimo, 8 linhas e, no máximo, 30.
Conheça os critérios de correção das redações do Enem
Veja exemplo de redação nota 1000 no Enem 2013
Eles serão avaliados de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Atualmente, a redação é corrigida por dois corretores, de forma independente. Uma nota entre zero e 200 é atribuída, por cada um deles, para as cinco competências. Se houver uma diferença significativa de 100 pontos entre as duas notas ou de 80 por competência, o texto produzido é encaminhado para um terceiro corretor. Se a discrepância persistir, ele é encaminhado para uma banca especial, formada por três membros, que atribuiu a nota final. No ano passado, o tema foi os “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.
Por Wanja Borges