Professora de cursinho em SP sugere cinco temas para a redação do Enem 2014

Crise hídrica, participação do jovem na política e mobilidade urbana são algumas das hipóteses.
Em 03/11/2014 13h20 , atualizado em 03/11/2014 13h22 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Faltando menos de uma semana para a edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Vestibular Brasil Escola conversou com a professora de redação do Cursinho e Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, Ednir Melo Barbosa, sobre os possíveis temas da prova dissertativa do maior exame educacional do país. 

Acesse as Dicas de Linguagens, Códigos e Redação para o Enem

Segundo Ednir, a redação do Enem geralmente cobra temas cotidianos, sociais e problemas encontrados na sociedade que precisam de solução prática. Neste sentido, cinco hipóteses estão sendo trabalhadas pela profissional no pré-vestibular. São elas:

1. Crise Hídrica
2. Participação do jovem na política (nas manifestações e como eleitor)
3. Destino do lixo e reciclagem
4. Problema energético, energias alternativas
5. Mobilidade urbana

O último assunto, inclusive, foi cobrado na prova de redação da 1ª fase do Vestibular 2014 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em outros processos seletivos importantes do país, contudo, ainda não apareceu no Enem. A professora ressalta que a proposta de intervenção tem que ser positiva, prática, viável e concreta.

“Se for propor algum investimento, por exemplo, o participante tem que mostrar como conseguir recursos e pôr em prática a proposta”, destaca Ednir. Além disso, os participantes precisam tomar cuidado para não ferir os Direitos Humanos nos seus argumentos e ter sua prova zerada. 

Confira os cuidados para não zerar a redação do Enem

A Redação
A prova de Redação será aplicada no dia 9 de novembro, junto às 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Matemática. Neste dia, a seleção acontece das 13h às 18h30. Os candidatos deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo de, no mínimo, 8 linhas e, no máximo, 30. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça os critérios de correção das redações do Enem

Veja exemplo de redação nota 1000 no Enem 2013

Eles serão avaliados de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Atualmente, a redação é corrigida por dois corretores, de forma independente. Uma nota entre zero e 200 é atribuída, por cada um deles, para as cinco competências. Se houver uma diferença significativa de 100 pontos entre as duas notas ou de 80 por competência, o texto produzido é encaminhado para um terceiro corretor. Se a discrepância persistir, ele é encaminhado para uma banca especial, formada por três membros, que atribuiu a nota final. No ano passado, o tema foi os “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. 

Por Wanja Borges


Relacionados

Brasil Escola trará correção comentada do Enem 2014 e de três grandes Vestibulares
Resoluções das questões cobradas na 1ª fase da Unesp, Unicamp e Fuvest também serão disponibilizadas, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante.
Notícias
Cartões de Inscrição da edição 2014 do Enem estão disponíveis
Documentos podem ser acessados pela internet e começão a ser enviados pelos Correios. Provas serão em novembro.
Notícias
Confira os motivos que podem eliminar candidatos no Enem 2014
Além dos dispositivos eletrônicos, atrasos e objetos não permitidos também podem prejudicar estudantes. Provas serão aplicadas neste final de semana.
Notícias
Continuam neste domingo as provas da edição 2014 do Enem
Hoje é o dia da redação. Exame acontece em quase 1.700 cidades para os mais de 8 milhões de inscritos.
Notícias
Cursinho faz avaliação positiva dos primeiros testes do Enem 2014
Coordenador pedagógico do Oficina do Estudante analisou os exames deste sábado.
Notícias
Enem 2014 terá custo de R$ 52 por candidato
No ano passado, custo por participante foi de R$ 49,86. Ministro também alertou sobre os prejuízos das abstenções.
Notícias
Enem 2014: número de acessos ao Cartão de Inscrição passa de 3 milhões
Até as 17h15, 3.005.172 de participantes já haviam consultado seus locais de prova. Provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, pela tarde.
Notícias
Primeiro dia de provas do Enem 2014 acontece com tranquilidade
Em Pernambuco uma candidata morreu durante o exame. Quem não fez o exame de hoje pode fazer amanhã.
Notícias