A prova de Ciências da natureza do Enem é composta por três matérias, biologia, física e química. As perguntas podem tanto ser específicas de um assunto como podem ser interdisciplinares, com dois ou mais temas relacionados.
Nesta prova, podem ser exigidos cálculos e fórmulas, assim como pode ser cobrada a interpretação de tabelas e gráficos. A fim de compreender bem este exame, conversamos com 3 professores do Stoodi, Larissa Beatriz de biologia, Eduardo de Oliveira de física e Filippo Nazareno de química. Saiba o que descobrimos!
Temas mais cobrados na prova de ciências da natureza do Enem
A prova do Enem se aproxima; por isso, é importante focar nos conteúdos com mais recorrência de questões. Confira as listas de cada matéria, feitas pelos professores, com os conteúdos mais importantes.
Temas mais cobrados de biologia
A professora Larissa Beatriz nos forneceu a seguinte lista dos assuntos mais exigidos de biologia:
-
Ecologia (com foco em problemas ambientais e preservação dos ambientes),
-
genética (aparece principalmente biotecnologia),
-
evolução biológica,
-
citologia (questões com temas sobre organelas e membrana plasmática),
-
botânica (grupos vegetais e histologia vegetal),
-
fisiologia animal e humana e
-
metabolismo energético (o principal tema pedido é respiração celular).
Temas mais cobrados de física
Para a prova de física o Eduardo disse que as matérias mais importantes são:
-
Eletrodinâmica e calorimetria (assuntos mais cobrados de física no Enem)
-
Cinemática (composição de movimentos e lançamentos),
-
Trabalho e Energia,
Temas mais cobrados na prova de química
O professor Filippo listou as seguintes matérias para química no Enem:
-
Radioatividade,
-
meia Vida,
-
fissão e fusão Nuclear,
-
óxido-redução,
-
eletroquímica (Pilha, Eletrólise e aspectos quantitativos),
-
ligações Químicas e Forças Intermoleculares,
-
funções orgânicas e isomeria,
-
reações Orgânicas,
-
esterificação e Saponificação,
-
cálculo estequiométrico.
Revisões para a prova de Ciências da Natureza do Enem
Esse é o momento de consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano e aparar arestas para não haver surpresas nas provas do Enem. Mas, diante de uma quantidade tão extensa de conteúdos, como definir estratégias para fazer uma boa revisão para a prova de ciências da natureza do Enem?
A professora de biologia, Larissa Beatriz, ressalta a importância dos mapas mentais criados individualmente pelos próprios alunos e também frisa a relevância de se fazer provas antigas.
O professor Eduardo de Oliveira destaca a necessidade de se compreender a forma que o Enem cobra os conhecimentos. Enquanto o professor de física, Filippo, recomenda a realização de simulados e comenta sobre métodos de estudo que otimizam espaços curtos de tempo, como o pomodoro.
Estratégias para a prova de Ciências da Natureza do Enem
Dicas de realização de prova são muito úteis e salvam minutos preciosos no dia do exame. Cada professor nos forneceu conselhos que podem mudar rumo das suas respostas no Enem.
Larissa Beatriz destaca a importância de se começar as questões lendo as frases de comando para otimizar o tempo quando chegar a hora da leitura dos textos de apoio, pois, dessa forma, já se sabe o que será perguntado.
Eduardo de Oliveira recomenda não perder tempo em questões difíceis “Se a questão não saiu logo de cara e é difícil, pule!”, disse ele. O professor também aconselhou descansar os olhos de tempos em tempos, pois eles são músculos e também se cansam. A forma de fazer isso é desfocar a visão e olhar para lugares afastados.
O docente de química, Filippo, aconselha começar as questões procurando os comandos e as palavras-chave que definem o tema da questão. Assim, o aluno trabalha melhor a memória e identifica com mais facilidade o que está sendo pedido.
Mídias alternativas que ajudam na prova de Ciências da Natureza do Enem
Além de resolver questões, decorar fórmulas e ler livros atrás de livros, também é importante haver momentos de estudo que sejam mais descontraídos. Hoje em dia, existem muitas fontes as quais auxiliam nessa trajetória do pré-Enem.
Entretanto, é preciso ter atenção para escolher fontes confiáveis, por isso colhemos as recomendações dos professores de canais alternativos de estudo. Confira!
-
FisicaCast (Podcast)
-
2001 uma odisseia no espaço (Filme),
-
Interestelar (Filme),
-
Radioactive (Filme),
-
Oppenheimer (Filme),
-
Breaking Bad (Série)
Outra dica foi pesquisar pelas hashtags ciência, vestibular, Enem, experimento, física, química e biologia. Já que existem muitos produtores de conteúdo com qualidade. Um dos exemplos citados foi o canal do YouTube do Iberê, que realiza uma série de experimentos que já foram questões de prova no Enem.