A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou nesta semana, no dia 9 de dezembro, a concorrência do Vestibular 2020 via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Seletiva registrou 17.367 inscritos e o curso com a maior concorrência é Medicina, com 293,55 candidatos por vaga. Em seguida está Arquitetura e Urbanismo, com 100 candidatos por vaga e Comunicação Social – Midialogia, com 56,5 candidatos por vaga.
Veja mais: Unicamp tem queda de inscritos no Vestibular 2020
Já os cursos mais procurados do vestibular são Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social - Midialogia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Enfermagem, Ciências Econômicas, História, Farmácia e Odontologia.
Seleção
A Unicamp aceitou nesta seletiva a utilização das notas do Enem de 2018 ou 2019. A seleção será feita exclusivamente pelo desempenho obtido na prova.
Se o candidato também tiver participado do Vestibular Tradicional há duas possibilidades de preenchimento das vagas em caso de aprovação. Veja:
- Aprovação nos dois sistemas de ingresso para o mesmo curso: será preenchida a vaga oferecida pelo Vestibular 2020;
- Aprovação nos dois sistemas de ingresso para cursos diferentes: o candidato optará pelo curso no momento da matrícula.
Vagas
A oferta da Unicamp é de 639 vagas para a seleção via Enem. As vagas são divididas em três categorias: 50% para quem fez todo o Ensino Médio ou EJA em escolas públicas (ou tem certificado pelo Enem ou Encceja); 25% para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (independente da formação); 25% para estudantes de escolas públicas que se declarem pretos, pardos ou indígenas.
Resultados
As chamadas da seleção Enem-Unicamp serão realizadas no mesmo cronograma do Vestibular 2020 Tradicional. São esperadas até cinco convocações. Veja as datas:
- 1ª chamada: 10 de fevereiro
- 2ª chamada: 13 de fevereiro
- 3ª chamada: 18 de fevereiro
- 4ª chamada: 21 de fevereiro
- 5ª chamada: 4 de março
Para mais informações acesse o Site da Comvest/Unicamp ou consulte o Manual de Ingresso.