Como se inscrever no Enem 2021

Inscrições para o Enem 2021 serão recebidas de 30 de junho a 14 de julho, na Página do Participante.
Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão realizadas de 30 de junho a 14 de julho. O processo para se inscrever é totalmente digital, pela Página do Participante, e pode gerar dúvidas durante suas etapas.

Se é a sua primeira participação no Enem 2021, saiba que as etapas do exame começam antes mesmo da inscrição. Isso mesmo! Entre os dias 17 e 28 de maio, foram recebidos pedidos de isenção da taxa de inscrição.

A isenção da taxa pôde ser solicitada por:

  • Estudantes matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2021;
  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;
  • Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio (renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou total de três salários mínimos). 

Também terminou no dia 28 de maio o prazo para que beneficiados com a isenção da taxa do Enem 2020 que faltaram as provas justificassem a ausência. O procedimento era obrigatório para quem quisesse solicitar a isenção novamente. 

Os resultados da isenção e da justificativa de ausência serão divulgados em 9 de junho.

Atenção! Algumas etapas como informações sobre escolaridade e questionário socioeconômico não aparecem na inscrição de quem já pediu isenção da taxa, pois foram respondidas anteriormente. 

A inscrição dos isentos é confirmada automaticamente ao fim do cadastro, já os demais participantes devem gerar o boleto e pagar a taxa para que haja a confirmação. 

Tópicos deste artigo

1º: Entre na Página do Participante

As inscrições do Enem 2021 são feitas pela Página do Participante. Ao entrar no site, a assistente virtual "Nanda" lhe dará boas vindas, explicará que na página é possível fazer a inscrição do exame e consultar resultados de edições anteriores. 

Em seguida, Nanda solicitará que você clique na imagem correspondente ao que foi pedido por ela, o que o Inep adota como etapa de segurança. No exemplo abaixo, foi solicitado ao participante clicar no cadeado.

2º: Informe os dados pessoais

Após clicar na imagem, você terá que informar o seu CPF. Em seguida, será necessário digitar sua data de nascimento. 

É obrigatório que o número do CPF seja seu, não é possível se inscrever com o documento de outra pessoa. A documentação servirá de identificação do participante durante todo o processo do Enem 2021 e também de outras edições, caso o estudante faça novamente a prova.

Na tela seguinte, Nanda solicitará o preenchimento de informações como sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade. 

Na sequência, você terá que informar a cidade e o estado onde nasceu.

Logo após, será necessário informar o número do RG (documento de identidade). 

Por último, a Nanda solicitará o CEP do local em que você mora. Quem não sabe pode procurar no site dos Correios. 

Com o CEP preenchido, você verá o nome de sua cidade e seu bairro. Basta preencher complemento e número. 

3º Atendimento Especializado

Esta etapa da inscrição do Enem é voltada apenas para quem precisa de alguma atendimento especializado para a realização das provas. Se você não necessita, basta clicar em "não preciso". 

Saiba o que é o atendimento especializado

Caso precise de atendimento especializado, clique na opção "preciso". Em seguida, será necessário assinalar qual a sua condição, necessidade ou deficiência. O sistema lhe
apresentará os recursos de acessibilidade disponíveis aos quais você terá direito. 

Feita a solicitação do atendimento, é preciso anexar documentos que comprovem o direito, como atestados médicos, declarações assinadas por profissionais habilitados, certidão de nascimento da criança (para lactantes) ou atestado que comprove a gestação (para grávidas).

As adaptações previstas para o atendimento especializado podem ser no formato da prova, na duração do exame ou na sala e mobiliário. 

4º: Escolha a Língua Estrangeira

O próximo passo é escolher a língua estrangeira que fará parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. As opções são Inglês e Espanhol e alterações só são possíveis durante as inscrições do Enem. 

5º: Informe a Escolaridade

Você terá que informar o seu nível de escolaridade no momento da inscrição do Enem 2021. Atenção! Não será possível alterar a opção selecionada após terminar de se inscrever no exame. 

Será necessário informar se está no ensino médio ou se já concluiu, se é/foi em escola pública ou privada e se é regular, supletivo ou Encceja. 

Se marcar as opções "estou cursando o ensino médio, mas não estou na última série/ano" ou "não estou cursando e não concluí o ensino médio", a participação no Enem 2021 será apenas para treinamento, o que é chamado de treineiro, e o estudante não poderá usar as notas para se inscrever no SiSU, ProUni ou Fies. 

6º: Preencha o Questionário socioeconômico

O próximo passo da inscrição no Enem 2021 é o preenchimento do questionário socioeconômico. São 25 perguntas para que a organização do exame possam saber mais sobre o perfil econômico e social de você e da sua família. 

7º: Contato e senha

É necessário informar telefone fixo, celular e e-mail para que o Inep possa entrar em contato, caso seja necessário. 

Além disso, também será solicitada a criação da senha de acesso da Página do Participante. 

8º: Escolha entre o Enem Digital ou Impresso

O sistema apresentará as datas das versões digital e impressa do Enem. Você terá que escolher a modalidade que prefere. 

9º: Gere o boleto

Com a inscrição finalizada, quem auxiliará você é o assistente virtual "Beto". Ele apresentará o boleto para download (Guia de Recolhimento da União – GRU). 

O boleto da taxa deve ser pago até três dias após o fim das inscrições. O pagamento pode ser feito em casas lotéricas, agências bancárias, agências dos Correios que tenham o Banco Postal, internet banking e aplicativos de bancos. 

A confirmação de inscrição do Enem 2021 para quem é pagante só é feita após a confirmação do pagamento da taxa. A compensação bancária pode levar até uma semana, de acordo com o Inep. 

Assista às nossas videoaulas