Enem 2021: devo escolher a prova impressa ou digital?

Inscrições do Enem 2021 vão até 14 de julho. Provas impressas e digitais serão no mesmo dia.
Em 01/07/2021 18h21 , atualizado em 01/07/2021 18h25 Por Giullya Franco

Participantes que já concluíram o ensino médio têm a opção de escolher entre as provas
Participantes que já concluíram o ensino médio têm a opção de escolher entre as provas
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começaram ontem e vão até o dia 14 de julho. O Enem 2021 não trouxe muitas novidades, apenas algumas mudanças em relação à última aplicação.

Esta será a segunda vez que o Enem Digital vai ser aplicado pelo Inep. Porém, no Enem 2021 a versão digital e impressa ocorrerá no mesmo dia e horário e as questões serão as mesmas para os dois tipos de provas.

No entanto, as vagas para as provas digitais ainda são limitadas e mesmo com a intenção do Inep de aumentar anualmente a quantidade de provas feitas em computadores, para este ano continuarão sendo 101.100 inscrições.

Mais: Inscreva-se no Enem 2021

Bom, se você vai realizar o Enem em 2021 e ainda não escolheu o tipo de prova que vai fazer, veja algumas dicas para escolher a opção que melhor se encaixa no seu perfil. Lembrando que, se você não concluiu o ensino médio e vai fazer o exame como treineiro, ainda não é possível se inscrever na versão digital. Já os participantes que necessitam de atendimento especializado e recursos de acessibilidade agora também podem optar por esta versão.

Veja as sugestões para analisar sua escolha:

Aptidão para eletrônicos: Se você é uma pessoa que tem facilidade para usar aparelhos eletrônicos e gosta desse tipo de tecnologia, a prova digital é uma boa opção. A resolução é intuitiva e você tem acesso ao mapa de questões em tela única e, por isso, pode acompanhar quantas questões já resolveu, quantas faltam e até mesmo retornar àquelas que ficaram dúvidas com apenas um clique.

Veja mais: Entenda como é a prova do Enem Digital

Cansaço visual: Na primeira edição do Enem Digital, alguns participantes relataram o cansaço da visão pelo longo período de exposição à tela dos computadores. Todos sabem que a prova do Enem é extensa, possui textos grandes e exige muita interpretação do candidato. Neste momento que a maioria das aulas e avaliações têm sido feitas em formato on-line é uma boa oportunidade para você avaliar o tempo em que se sente confortável estudando pelo computador, para poder escolher seu formato de Enem.

Semelhanças com vestibulares: Desde o ano passado muitas instituições de ensino privadas adaptaram seus vestibulares para serem realizados em formato digital. No entanto, os candidatos fazem as provas virtuais em casa, e, no caso do Enem, as provas são feitas nos colégios de aplicação. Os estudantes que já realizaram os vestibulares digitais também podem ter a consciência de qual formato mais agrada para a realização do exame.

Correção da prova: Muitos participantes gostam de levar a prova para acompanharem as correções após o exame. No entanto, esta opção só é válida para as provas impressas. Os estudantes que fazem o Enem Digital não conseguem acessar a prova em casa e também não podem levar o rascunho da redação, que é manuscrita nas duas versões.

Veja mais: Como são as provas impressas do Enem

Dificuldade de adaptação: Caso você demore a se adaptar com novidades, talvez ainda seja mais seguro realizar a prova impressa. No entanto, é importante lembrar que a ideia do Inep é de transformar todo o exame para o formato digital até 2026. Mas, enquanto isso, escolha a opção em se sente mais seguro, e para melhorar suas técnicas com provas digitais faça simulados virtuais semelhantes à prova.

Mais: Acesse o simulado gratuito do Brasil Escola

O mais importante é que você faça a escolha que te deixe mais confortável para realizar a prova, se prepare bem, mantendo a calma e atenção no dia do exame, para conseguir o resultado que almeja e uma vaga na universidade.

As provas do Enem 2021 serão aplicadas em 21 e 28 de novembro. Os participantes passam pela redação e 180 questões objetivas divididas pelos dois dias de aplicação.

Saiba o que estudar para o Enem 2021