Como estudar para História no Enem?

Você tem dificuldades com História? Veja essas dicas e fique pronto para prova de História no Enem
Por Tiago Vechi

Várias imagens históricas - elmos, povos tradicionais, texto escrito à pena, mãos se livrando das correntes- estão abaixo do texto "História"
A prova de história no Enem exige muito conhecimento de Brasil
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

História no Enem é uma matéria que preocupa muitos alunos, isso por conta de sua vasta quantidade de conteúdos e detalhes que podem ser explorados nas perguntas do Exame. As questões de história no Enem costumam exigir bastante interpretação de texto e, muitas vezes, trazem imagens e mapas para os candidatos.

Para te ajudar a superar as dificuldades na prova de História do Enem, conversamos com o professor de História do Sesi, Rafael Leopoldino. Confira as dicas que temos para você!

Tópicos deste artigo

Conteúdos mais cobrados em História no Enem

Primeiro, é importante saber quais conteúdos precisam de mais atenção para a prova de história no Enem. Segundo o professor, há um enfoque nas questões sobre Brasil Colonial, Primeira República e Era Vargas. 

Já no que tange a história geral, a matéria mais recorrente é a História Moderna. Apesar da cobrança maior ser sobre história do Brasil, é importante não deixar as outras exigências de lado.  

Fontes para estudar História para o Enem

Em relação as fontes para história no Enem, o professor Rafael ressalta a importância dos livros didáticos para o desenvolvimento do aluno, mas também cita referências bibliográficas que darão uma visão mais completa da História para os candidatos. Veja quais são:

1- Brasil, uma biografia, Lilia Schwarcz e Heloisa Starling
2- A coleção das Eras do historiador Eric Hobsbawn, que conta com 4 livros: Era dos Extremos, Era dos Impérios, Era do Capital e Era das Revoluções.

O professor também diz que existem podcasts, programas e vídeos muito úteis para ajudar no estudo. Por exemplo, Nerdologia, História em Meia Hora e Xadrez Verbal.

Técnicas para aprender História para o Enem

Existem muitas formas de aprender, mas será que alguma delas é mais eficiente para História? Bom, o professor Rafael Leopoldino diz que sim.

De acordo com ele, resolver listas de exercícios e elaborar mapas mentais ajudam muito a desenvolver familiaridade com os conceitos históricos. Ele também comenta da importância de desenvolver técnicas de interpretação de texto para identificar melhor o que a pergunta pede.

Pegadinhas de História no Enem

As pegadinhas do Enem são famosas, geralmente elas induzem o candidato ao erro com alternativas capciosas que não estão completamente incorretas. Como escapar dessas armadilhas na prova de História no Enem?

Rafael Leopoldino afirma que as pegadinhas costumam ser feitas com alternativas que possuem uma contextualização histórica assertiva, porém não atendem ao enunciado, enquanto a resposta correta é mais simples e relacionada com o enunciado. O segredo, de acordo com o educador, é ler as questões e as alternativas com calma e identificar o que está sendo cobrado.

Métodos para a prova de História no Enem

Ao questionarmos o professor sobre métodos para realização da prova, ele ressaltou que cada aluno possui o seu ritmo. Entretanto, salientou que para otimizar o tempo é importante começar pelo caderno que terá maior peso na escolha do curso.

Rafael também disse que as questões que demandam muito tempo para serem resolvidas devem ser deixadas para o fim da prova. A fim de que elas não prejudiquem a resolução de outras mais simples.